“A cidade está agora totalmente ocupada pela Rússia. Estão a tentar estabelecer a sua própria ordem, pelo que sei já escolheram algum tipo de comandante”, disse o autarca, citado pela Reuters.
Adianta também que alertou os ucranianos ainda dentro da cidade que já não é possível sair para o território controlado pela Ucrânia.
As autoridades tinham dado ordem ontem para que as tropas se retirassem de Severodonetsk, tendo em conta as baixas pesadas que estavam a sofrer.
A cidade, que fica na região de Lugansk, tornou-se um campo de batalha muito agressivo nas últimas semanas e viu forças russas e ucranianas em grandes combates de rua.
A queda desta cidade representa uma importante vitória para Rússia, tendo em conta que o invasor pretende tomar toda a região do Donbass, na Ucrânia, composta pelas Autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e da vizinha Donetsk.
Lembra-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.