[weglot_switcher]

Shakira poderá ser julgada por fraude fiscal em Espanha

De acordo com um tribunal de Barcelona, existem provas suficientes para avançar com julgamento por seis infrações fiscais.
27 Maio 2022, 15h28

Shakira poderá vir a ser julgada em Espanha por suspeitas de fraude fiscal em 14,5 milhões de euros (cerca de 15,5 milhões de dólares), segundo a agência “Efe”, depois de um tribunal de Barcelona ter recusado ontem, quinta-feira, o recurso da cantora.

De acordo com o tribunal da cidade catalã, existem provas suficientes para avançar com julgamento por seis infrações fiscais.

A cantora colombiana é acusada de ter ocultado, entre 2012, 2013 e 2014, que residia em Espanha, e que recebida rendimentos através de uma rede de empresas sediadas em paraísos fiscais.

Em 2018, Shakira pagou às autoridades fiscais espanholas uma multa de mais de 20 milhões de dólares por irregularidades fiscais cometidas em 2011.

A defesa da cantora já fez saber que vai continuar o processo para provar a sua inocência.

“A conduta de Shakira em matéria fiscal foi sempre impecável em todos os países onde teve de pagar impostos, e ela confiou e seguiu fielmente os critérios dos melhores especialistas e consultores especializados”, disseram os advogados.

“Deve também lembrar-se que não há nenhuma dívida com o Tesouro espanhol, pois procedeu ao pagamento dos montantes assim que soube o montante que, segundo a Agência Fiscal Espanhola, tinha de pagar”, continuaram.

Em Espanha, as pessoas que passam mais de seis meses por ano no país são consideradas residentes para efeitos fiscais.

De acordo com os procuradores, Shakira passou a maior parte do seu tempo em Espanha com o seu parceiro, o futebolista do FC Barcelona Gerard Piqué, e só viajou para o estrangeiro para compromissos profissionais.

Em 2015, a artista cuja fortuna está estimada em 300 milhões de dólares, declarou Espanha como o seu local de residência para efeitos fiscais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.