[weglot_switcher]

Shell regressa ao mercado português de combustíveis 17 anos depois (com áudio)

Depois de vender os seus 300 postos à Repsol em 2004, a petrolífera regressa ao país pelas mãos dos espanhóis da Disa que compraram a Prio no ano passado.
29 Outubro 2021, 13h54

A petrolífera anglo-holandesa Shell regressa a Portugal 17 anos depois de ter vendido a sua rede e saído do mercado português de combustíveis.

A empresa é representada no mercado ibérico pelos espanhóis da Disa que compraram em 2020 a gasolineira portuguesa Prio.

A companhia sediada na Holanda inaugurou na quinta-feira uma estação de serviço em Mira-Sintra, distrito de Lisboa.

“A Shell volta ao mercado português e conta já com uma rede de 14 estações de serviço localizadas desde Braga até Tavira. O objetivo da marca é ficar em Portugal durante muitos anos, e procurar chegar cada vez mais perto dos clientes Portugueses, aproveitando as oportunidades de negócio e de parcerias”, disse a empresa em comunicado.

A Shell vendeu em 2004 a sua rede de estações em Portugal à espanhola Repsol, num total de 303 postos, apesar de manter a comercialização de lubrificantes.

“A Shell está a apostar num modelo de negócio que assenta num modelo de franchising em todo o mundo, e que irá também seguir em Portugal. A marca não regressa diretamente, fá-lo através do Grupo DISA, o mesmo que opera as estações Shell em Espanha, uma holding que já tem presença em Portugal, tendo adquirido em 2020 a marca Prio”, pode-se ler.

A Disa está sediada nas ilhas Canárias e conta com postos em Portugal, Espanha e Andorra.

A Disa passou a ser o quarto maior operador em Portugal (247 postos) com uma quota de mercado de 10%, depois da compra da Prio em 2020, sendo superada apenas pela Galp, BP e Repsol. Além dos postos e da marca, a Disa também ficou com o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel, localizados no porto de Aveiro. A Prio também conta com 190 carregadores de carro elétrico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.