[weglot_switcher]

“Shutdown”: Braço-de-ferro entre democratas e republicanos nos EUA continua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que os serviços só serão retomados quando os democratas acabarem com o braço-de-ferro e aprovarem os fundos solicitados para a construção do muro entre os Estados Unidos e o México.
26 Dezembro 2018, 15h53

O Natal nos Estados Unidos ficou marcado pela paralisação parcial do governo, conhecida por “shutdown”, que continua ainda por resolver dada a falta de consenso entre democratas e republicanos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os serviços só serão retomados quando os democratas acabarem com o braço-de-ferro e aprovarem os fundos solicitados para a construção do muro entre os Estados Unidos e o México.

“Não posso dizer quando é que o governo vai abrir. Posso dizer que não vai abrir enquanto não tivermos um muro, uma cerca, o que quer que lhe queiram chamar. Eu chamo-lhe o que eles quiserem. Mas é a mesma coisa, uma barreira para impedir pessoas de entrar no país trazendo drogas”, afirmou o líder norte-americano, num discurso proferido na Salão Oval para os jornalistas.

Esta é a terceira vez no período de um ano que o governo norte-americano entra em “shutdown”. Esta vez, a razão para a paralisação foi a rejeição do Senado em atribuir o financiamento solicitado por Donald Trump para a construção do novo muro. A medida terá passado na Câmara dos Representantes, cuja maioria dos assentos estão nas mãos dos republicanos, mas a partir de janeiro vai passar a ser dominada pelos democratas, mas o Senado, também republicano, chumbou.

Donald Trump pediu seis mil milhões de dólares (cerca de 5,2 mil milhões de euros) para a construção do novo muro, considerando que tal é essencial para salvaguardar a segurança na fronteira com o país vizinho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.