[weglot_switcher]

SIBS investe em multibancos à prova de bomba para prevenir assaltos

Desde o início do ano, registaram-se 142 ataques a caixas multibanco de norte a sul, o que representa uma média de quatro assaltos por semana.
  • Rafael Marchante/Reuters
9 Novembro 2017, 08h23

As agências bancárias vão reforçar o sistema de segurança das caixas ATM com alarmes de detenção de gás e explosivos para fazer face à onda de assaltos que tem afetado o país. Desde o início do ano, registaram-se 142 ataques a caixas multibanco de norte a sul, o que representa uma média de quatro assaltos por semana, avança o ‘Jornal de Notícias’.

A entidade responsável pela gestão da rede de caixas ATM, a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), por questões de confidencialidade e segurança, não avança mais as medidas a serem implementadas. No entanto, a SIBS dá conta de que a introdução de novos dispositivos de segurança segue as orientações de várias entidades ligadas ao setor para reduzir os riscos de ataques.

Entre as recomendações dadas estão os sensores para detetar o assalto em curso, estruturas blindadas para evitar o acesso às ranhuras das máquinas e aos compartimentos do dinheiro e até dispositivos de emissão de vapor e de fumo. A SIBS indica que os bancos têm vindo a investir cada vez mais em “mecanismos adicionais de prevenção e segurança dos equipamentos”, com sistemas de tintagem das notas e a fixação das máquinas no solo.

A SIBS nota ainda que o número de assaltos levados a cabo que acabam condenados ao fracasso tem vindo a aumentar. Embora no primeiro semestre do ano se tenha registado um aumento no número de ocorrências (de 31 no ano passado para 86), a taxa de sucesso foi de apenas 33,7%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.