[weglot_switcher]

Siemens Portugal lança nova tecnologia de análise de dados de tráfego

A utilização desta solução, que recorre à utilização de ‘drones’, já está disponível no mercado nacional e está a ser equacionada por países como a Alemanha, Polónia ou Suíça. O sistema nasceu de uma maratona de programação, sendo que a equipa contou também com a colaboração da ‘startup’ portuguesa Pixair.
16 Janeiro 2019, 09h45

A Siemens Portugal anunciou publicamente que lançou uma nova tecnologia de análise de dados de tráfego rodoviário, que permite uma maior fiabilidade e eficiência na operação primária de contagem de veículos.

“Este sistema substitui assim os estudos feitos atualmente, baseados em contagens manuais que não contemplam a constante alteração do comportamento do tráfego rodoviário”, esclarece um comunicado da multinacional alemã.

De acordo com esse documento, o ‘Traffic Airnalytics‘ viabiliza a identificação, até agora virtualmente impossível, dos fluxos de veículos e dos seus diferentes tipos (autocarros, veículos ligeiros…). “A partir de agora já é possível, por exemplo, contar os veículos de todas as vias que confluem para uma rotunda, registando o número de entradas e saídas e, simultaneamente, fazer a sua classificação de acordo com a tipologia”, esclarece a empresa.

“A utilização desta solução, já disponível também no mercado nacional, está a ser equacionada por países como a Alemanha, Polónia ou Suíça” disse Afonso Sousa, responsável pela engenharia da área de Intelligent Traffic Systems da Siemens Mobility, acrescentando que “os municípios e as empresas de consultoria e estudos de tráfego dispõem agora de um instrumento poderoso que poderá apoiá-los na importante tarefa de melhorar a fluidez do tráfego, uma das maiores preocupações de qualquer cidade”.

Segundo a Siemens Portugal, a solução baseia-se em várias disciplinas, que vão desde o processamento avançado de vídeo à análise de grandes volumes de dados, passando ainda pela aeronáutica multidimensional. A recolha de imagens em vídeo é feita por um ‘drone’, que permite contar todos os veículos na entrada e, depois, gerar matrizes de volumes de tráfego e monitorizar a eficácia das soluções viárias adotadas. “É também possível avaliar a eventual necessidade de introduzir medidas adicionais para melhorar a fluidez do tráfego, tais como semáforos ou rotundas temporárias”, avança a referida nota.

A Siemens Portugal adianta que este sistema nasceu num ‘hackathon‘ (uma maratona de programação), organizado pela Siemens AG, o Futureland e a Mobility. A equipa contou também com a colaboração da ‘startup’ portuguesa Pixair, especializada no desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico do voo de ‘drones’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.