[weglot_switcher]

Sindicato dos Professores da Madeira defende realização de testes em toda a comunidade escolar

A dirigente sindical Jackeline Vieira, referiu que “apesar de querermos que este regresso seja o mais normal possível, tem de ser acima de tudo o mais seguro possível”.
2 Junho 2020, 09h01

O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) defendeu a realização de testes ao coronavírus covid-19 em toda a comunidade escolar, que retomou atividade nos estabelecimentos de ensino, sublinhando o valor do investimento na segurança.

“Apesar de querermos que este regresso seja o mais normal possível, tem de ser acima de tudo o mais seguro possível”, afirmou a dirigente sindical Jackeline Vieira, em conferência de imprensa, junto à Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal.

Professores e alunos do ensino secundário com exames nacionais agendados para o final do ano letivo, bem como as escolas do pré-escolar, jardins de infância e creches retomaram hoje a atividade presencial na Região Autónoma da Madeira.

Os dirigentes do SPM visitaram dez estabelecimentos nas duas ilhas do arquipélago – Madeira e Porto Santo – e constaram que as medidas de proteção assentam sobretudo no uso de máscara e desinfetante, sendo mais rígidas ao nível do pré-escolar.

“Preocupa o sindicato que as escolas básicas e secundárias não tenham recebido máscaras e foi pedido, tanto aos professores como aos alunos, que trouxessem de casa as suas próprias máscaras”, disse Jackeline Vieira.

Por outro lado, o SPM defende a realização de testes a todos os professores, educadores e funcionários dos estabelecimentos que reabriram hoje, embora reconheça que “dificuldades orçamentais” possam impedir a sua concretização.

O arquipélago da Madeira mantém o total de 90 casos de covid-19, já com 76 doentes recuperados, segundo dados difundidos no domingo pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

Em Portugal, morreram 1.424 pessoas das 32.700 confirmadas como infetadas, e há 19.552 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 372 mil mortos e infetou mais de 6,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”513″ slug=”gastos-com-educacao” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/thumbnail?version=1586104599214&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.