[weglot_switcher]

Sindicato dos Professores da Madeira pede reforço das medidas de proteção contra a covid-19

A estrutura sindical sublinha que para além dos testes e da vacinação deve existir um reforço das medidas de proteção contra o coronavírus de modo a “garantir o distanciamento em sala de aula e aumentar os níveis de limpeza e desinfeção com o reforço de assistentes operacionais”.
8 Abril 2021, 09h02

O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) considerou que os testes e a vacinação contra a covid-19 são boas medidas para evitar novas vagas do vírus, mas alertou para a necessidade de existir um reforço das medidas de proteção contra o coronavírus de modo a “garantir o distanciamento em sala de aula e aumentar os níveis de limpeza e desinfeção com o reforço de assistentes operacionais”.

Esta quinta-feira, 8 de abril, ocorreu o regresso às aulas presenciais no ensino secundário. A estrutura sindical sublinha que esta reabertura das aulas “é mais um momento importante no sentido de garantir que, pelo menos neste último período do ano letivo, será possível restabelecer a relação pedagógica adequada entre professores e alunos, que tão abalada tem sido, desde março de 2020”.

Contudo o SPM sublinham que “não será, decerto, um só período letivo que permitirá recuperar aprendizagens e superar défices que resultam da instabilidade vivida no último ano, mas, no mínimo, tudo deverá ser feito para que o final do ano decorra da melhor forma possível”.

O SPM defende também que seria importantes que as escolas “pudessem reforçar os apoios e as coadjuvações, a par de outras medidas que possibilitem um acompanhamento personalizado dos alunos, tais como a divisão das turmas em grupos de menor dimensão, pois as aprendizagens fragilizaram-se, as desigualdades agravaram-se e as necessidades de cada aluno tornaram-se mais exigentes”.

A estrutura sindical mostrou-se disponível para continuar a colaboração com as entidades “para que os docentes tenham voz ativa num processo em que são elemento fundamental”.

O SPM vai estar na Escola Francisco Franco, para acompanhar o regresso às aulas presenciais no secundário, e vai deslocar-se ao Centro de Vacinação do Tecnopolo para se inteirar sobre o processo de vacinação da comunidade escolar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.