Sindicato dos quadros e SIB pedem reunião com Virgílio Lima sobre fusão da Montepio Valor

Os sindicatos dizem que querem “obter pormenores sobre o projeto de fusão por incorporação da Montepio Valor na Montepio Gestão de ativos, de que foram notificados, por carta datada de 10 de maio de 2022”.

Para avaliar as consequências laborais da fusão da Montepio Valor na Montepio Gestão de Ativos o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) solicitaram uma reunião com o presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Virgílio Lima.

Os sindicatos dizem que querem “obter pormenores sobre o projeto de fusão por incorporação da Montepio Valor na Montepio Gestão de ativos, de que foram notificados, por carta datada de 10 de maio de 2022 e para os efeitos do art. 286.o do Código de Trabalho”.

Nessa comunicação é expressamente mencionado que, por um lado, a Montepio Gestão de Ativos assumirá a posição de empregador nos contratos de trabalho dos trabalhadores do Montepio Valor, e, por outro, “que não está prevista a aplicação de quaisquer medidas aos trabalhadores (por exemplo reformas antecipadas ou rescisões de contrato) assim se confirmando a manutenção dos contratos de trabalho”, dizem as estruturas sindicais.

“Igualmente foi comunicado que, nos termos da lei, se manterá́ a aplicação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) do Montepio Geral (outorgado pela Montepio Valor) até ao termo do respetivo prazo de vigência ou no mínimo durante 12 meses a contar da transmissão dos contratos, sendo ainda declarado que é intenção da Montepio Gestão de Ativos iniciar negociações com estes Sindicatos para a celebração da nova Convenção de Acordo Coletivo”, revelam os sindicatos.

Tendo em consideração que a Associação Mutualista Montepio Geral é acionista das duas entidades, “o SNQTB e o SIB solicitaram na passada sexta-feira uma audiência ao Presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista, de modo a obter informação adicional sobre esta situação”, referem.

Recomendadas

Santander e Finantia são os dois bancos portugueses distinguidos pelos World Finance Banking Awards 2022

Já são conhecidos os resultados do World Finance Banking Awards 2022, prémios que distinguem os bancos com melhor desempenho em todo o mundo e há dois bancos portugueses premiados.

Lesados do Banif prometem “fazer prova de vida” após pagamento de empréstimo pela Oitante

“Nada sobrou (mais uma vez) para solucionar (ou sequer ajudar a solucionar) os lesados do Banif, que esperam há seis anos e meio por promessas sempre adiadas. Mas os lesados do Banif ainda não morreram e prometem fazer prova(s) de vida”, sustenta a associação em comunicado.

Arval e o BPI renovam parceria para promover o renting automóvel e a mobilidade sustentável

A Arval, empresa especialista a nível global em renting e gestão de frotas, e o BPI renovam o seu acordo até 2024, para disponibilizar um produto de aluguer operacional automóvel aos balcões do BPI.
Comentários