[weglot_switcher]

Sindicato dos quadros e SIB pedem reunião com Virgílio Lima sobre fusão da Montepio Valor

Os sindicatos dizem que querem “obter pormenores sobre o projeto de fusão por incorporação da Montepio Valor na Montepio Gestão de ativos, de que foram notificados, por carta datada de 10 de maio de 2022”.
16 Maio 2022, 17h58

Para avaliar as consequências laborais da fusão da Montepio Valor na Montepio Gestão de Ativos o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) solicitaram uma reunião com o presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Virgílio Lima.

Os sindicatos dizem que querem “obter pormenores sobre o projeto de fusão por incorporação da Montepio Valor na Montepio Gestão de ativos, de que foram notificados, por carta datada de 10 de maio de 2022 e para os efeitos do art. 286.o do Código de Trabalho”.

Nessa comunicação é expressamente mencionado que, por um lado, a Montepio Gestão de Ativos assumirá a posição de empregador nos contratos de trabalho dos trabalhadores do Montepio Valor, e, por outro, “que não está prevista a aplicação de quaisquer medidas aos trabalhadores (por exemplo reformas antecipadas ou rescisões de contrato) assim se confirmando a manutenção dos contratos de trabalho”, dizem as estruturas sindicais.

“Igualmente foi comunicado que, nos termos da lei, se manterá́ a aplicação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) do Montepio Geral (outorgado pela Montepio Valor) até ao termo do respetivo prazo de vigência ou no mínimo durante 12 meses a contar da transmissão dos contratos, sendo ainda declarado que é intenção da Montepio Gestão de Ativos iniciar negociações com estes Sindicatos para a celebração da nova Convenção de Acordo Coletivo”, revelam os sindicatos.

Tendo em consideração que a Associação Mutualista Montepio Geral é acionista das duas entidades, “o SNQTB e o SIB solicitaram na passada sexta-feira uma audiência ao Presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista, de modo a obter informação adicional sobre esta situação”, referem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.