[weglot_switcher]

Sindicatos bancários vão protestar no dia da assembleia geral do BCP

Em causa estão as remunerações dos trabalhadores desta instituição, que não são atualizadas desde 2010, bem como a devolução das retribuições retidas entre 2014 e 2017.
  • Cristina Bernardo
14 Maio 2019, 12h00

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) vão-se unir em protesto às portas da assembleia geral de acionistas do Millennium BCP, no próximo dia 22 de maio.

Em causa estão as remunerações dos trabalhadores desta instituição, que não são atualizadas desde 2010, bem como a devolução das retribuições retidas entre 2014 e 2017, informa o comunicado enviado às redações esta terça-feira, 14 de maio. Os três sindicatos congregam, assim, “esforços na representação e defesa dos direitos dos seus associados e de todos os trabalhadores, reformados e pensionistas do Grupo BCP”, informa o comunicado.

Esta ação sindicalista vem depois do banco BCP, presidido por Miguel Maya, apresentar lucros consolidados na ordem dos 154 milhões de euros, os mais altos nos últimos doze anos, e que, por isso, “deverá tomar uma atitude séria e cumprir com os seus compromissos, restituindo aos trabalhadores o que é seu por direito”, lê-se na nota.

Os sindicatos consideram positivo que o BCP tenha voltado a contratar e a pagar dividendos aos acionistas, “condição essencial para atrair capital para o desenvolvimento do banco, mas lembram que é urgente atualizar as remunerações e restituir aos trabalhadores, de forma célere, os valores referentes aos cortes efetuados”.

A Assembleia Geral do BCP vai decorrer no Tagus Park, em Oeiras, no próximo dia 22 de maio pelas 13h.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.