Sindicatos da banca querem que Crédito Agrícola reforce medidas de apoio para fazer face à inflação

O SNQTB e o SIB “revelam que as medidas de mitigação dos efeitos da inflação e do aumento do custo e vida anunciadas pelo Crédito Agrícola não são suficientes”.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) querem que Crédito Agrícola reforce medidas de apoio para fazer face à inflação.

Os sindicatos “revelam que as medidas de mitigação dos efeitos da inflação e do aumento do custo e vida anunciadas pelo Crédito Agrícola não são suficientes”.

A entidade bancária anunciou o pagamento extraordinário e suplementar de um prémio único a todos os trabalhadores, realizado no processamento de novembro. O apoio será de 500 euros.

“Foram emitidas orientações para ser atribuído um prémio entre 250 euros e 750 euros às restantes caixas de Crédito Agrícola e empresas do grupo”, lembram os sindicatos.

O SNQTB e o SIB “saúdam a implementação desta medida pelo Crédito Agrícola, na sequência das propostas destes Sindicatos e correspondendo às preocupações que foram manifestadas”.

No entanto, o SNQTB e o SIB entendem que, “complementarmente, deveriam ser adotadas medidas relativas ao crédito à habitação, à atualização dos subsídios de estudo e infantis, bem como sobre o valor pago por quilómetro nas deslocações para o local de trabalho”.

“Sem prejuízo das medidas anunciadas, também quanto ao Crédito Agrícola, o SNQTB e o SIB continuam a negociar a revisão salarial e das pensões para 2022, defendendo uma atualização que seja justa e ajustada à realidade”, referem os sindicatos.

Recomendadas

Bancos sujeitos a coimas até 1,5 milhões se não aplicarem diploma do Governo para crédito à habitação

Está já em vigor, a partir deste sábado, o diploma que estabelece medidas destinadas a mitigar os efeitos do incremento dos indexantes de referência de contratos de crédito para aquisição ou construção de habitação própria permanente. Bancos têm 45 dias a partir de hoje para aplicar as medidas.

Complemento excecional a pensionistas: SNQTB remeteu nova carta ao Primeiro-Ministro

Depois do OE2023 ter sido aprovado o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários diz que “o Partido Socialista mantém a injustiça em relação aos bancários reformados que foram indevidamente excluídos da atribuição do complemento excecional a pensionistas”.

Sete bancos lucraram dois mil milhões até setembro, mais 71% do que no período homólogo

Os lucros dos sete maiores bancos – Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novobanco, Santander Totta, BPI, Crédito Agrícola e Banco Montepio somam 2.006,3 milhões de euros até setembro deste ano, o que compara com um valor de 1.172 milhões nos nove meses do ano passado. O que significa que os lucros dos sete bancos cresceram 71,2%.
Comentários