O Mais Sindicato, o SBC (Sindicato dos Bancários do Centro) e o SBN (Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal) dizem em comunicado que pediram uma reunião com o Banco Montepio. Os sindicatos filiados na UGT pretendem esclarecimentos sobre a cedência de trabalhadores para o recém-formado Montepio Serviços ACE e aconselham os associados a não assinarem nenhum documento sem o aconselhamento jurídico do respetivo sindicato.
Os sindicatos tiveram conhecimento esta sexta-feira, dia 23 de junho, de que foi criado o Montepio Serviços ACE (Agrupamento Complementar de Empresas), que vai incorporar as áreas de USP, de Saúde e Bem-Estar e a Central de Compras do grupo.
Para exercer funções nesta entidade estão a ser propostos acordos de cedência ocasional aos trabalhadores do Banco Montepio.
“Atendendo a que até ao momento o Mais Sindicato, o SBC e o SBN não receberam quaisquer informações sobre este processo, solicitaram imediatamente ao Montepio o agendamento de reunião para obter esclarecimentos”, explicam os sindicatos.
Assim, estes sindicatos sugerem a todos os sócios que sejam confrontados com propostas e tenham dúvidas sobre os seus termos, que não assinem nada sem previamente pedirem aconselhamento aos respetivos Serviços Jurídicos.
Os sindicatos da UGT também comunicaram esta sexta-feira que os bancários reformados receberam já a meia pensão, que é pago através da CGA ou do Fundos de Pensões, consoantes os casos.
O complemento é pago a todas as reformas inferiores a 5.318,4 euros.
O valor pago está sujeito a IRS e o montante é deduzido o valor de 125 euros.