[weglot_switcher]

Sindicatos rejeitam aumento salarial de 4% proposto pela banca

Os bancos disseram estar disponíveis para acordar um aumento de 4% nas tabelas salariais e em todas as cláusulas de expressão pecuniária. Uma proposta que os sindicatos dizem ter rejeitado.
25 Maio 2023, 13h10

Os sindicados bancários MAIS, SBC e SBN consideram que a proposta de aumento salarial do sector financeiro, de 4%, é “insuficiente”. Nesse sentido, decidiram rejeitá-la, afirmam num comunicado divulgado esta quinta-feira.

“A quarta ronda negocial do processo de revisão do ACT [Acordo Coletivo Trabalho] do sector bancário entre os sindicatos da UGT e as instituições de crédito realizou-se dia 23 de maio, depois de na anterior, a 28 de fevereiro, se ter registado um impasse perante a irredutibilidade das instituições de crédito em evoluírem na sua proposta de 3% de aumento salarial”, começam por referir os sindicatos.

Na quarta reunião, os bancos “transmitiram aos sindicatos o seu consenso na reformulação da proposta, adiantando estarem disponíveis para acordar um aumento de 4% nas tabelas e em todas as cláusulas de expressão pecuniária”, revelam. Uma proposta que foi rejeitada pelos sindicatos.

Isto porque, referem no comunicado, “têm como referencial a taxa de inflação de 2022, que se fixou em 7,8%” e porque no “processo de revisão de 2022 houve um compromisso das instituições de crédito de compensar o facto de a atualização salarial ter sido de 1,1% para uma inflação de 1,3% em 2021”. Os sindicatos salientam ainda os bons resultados dos bancos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.