[weglot_switcher]

Sintra também quer descontos nos transportes de Lisboa

“As nossas pessoas com mais de 65 anos não são menos do que as de Lisboa”, refere o presidente da Câmara de Sintra, relativamente à não inclusão do seu município nos descontos dos transportes públicos.
21 Fevereiro 2017, 19h55

O Governo aprovou por unanimidade a moção apresentada pela CDU que realça a necessidade do executivo garantir o acesso aos descontos de 60% para os maiores de 65 anos não só nas redes da cidade de Lisboa.

Pede-se que “o Governo acabe com as discriminações no Metro e na CP, empresas que só garantem o acesso aos descontos de 60% para os maiores de 65 anos nas suas redes dentro da cidade de Lisboa”, segundo o documento revelado pela agência Lusa e citado pelos meios de comunicação, que pede o alargamento do desconto “ao conjunto dos títulos intermodais da Área Metropolitana de Lisboa — Navegante Rede, L1, L2, L123 e derivados”.

A preocupação nesta moção alcança também as crianças, que são referidas no documento, pedindo-se ao executivo que “alargue o acesso ao passe criança à CP, à Vimeca e à Scotturb”, reiterando-se a urgência nas reuniões para debater estas questões com os ministérios do Planeamento e das Infraestruturas e do Ambiente.

“Até 2011 existiam em todos os transportes públicos descontos de 60% para idosos e reformados com mais de 65 anos e o transporte gratuito para crianças até 12 anos”, declarou Pedro Ventura, vereador, à Lusa, segundo os meios de comunicação.

Os referidos descontos “eram nacionais” e “foram retirados pelo Governo PSD/CDS-PP”, revela o vereador, acrescentando que “é completamente inaceitável que o Governo decida limitar esse desconto à cidade de Lisboa, criando uma discriminação que não podemos aceitar”, declara no seguimento da transferência da gestão da rodoviária Carris para Câmara de Lisboa, que anunciou descontos para a terceira idade e transporte gratuito para crianças.

O documento apresentado ao Governo questiona se os descontos e a gratuitidade, como são suportados pelo Orçamento do Estado, são de possível extensão a outras autarquias, bastando à autarquia de Sinta decidir também pela aplicação dos descontos e o Governo autoriza a medida na CP e compensa a Vimeca e a Scotturb.

“Ou isto é uma medida que é para todos e regressa o regime de 2011, que é o que nós achamos que deve ser, ou então não faz sentido nenhum”, salientou Pedro Ventura.

A Câmara de Sintra pronunciou-se acerca da moção, defendendo a “necessidade de haver um tratamento igual em toda a Área Metropolitana de Lisboa” e de os sintrenses terem “os mesmos direitos que os cidadãos em Lisboa”.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, afirma que o município de “Lisboa fez bem”, mas deve alargar as melhorias aos outros municípios.

“Não podemos ter dois regimes diferenciados. As nossas pessoas com mais de 65 anos não são menos do que as de Lisboa”, salienta o Basílio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.