[weglot_switcher]

Sintra. Zona florestal com acesso interdito e monumentos encerrados até 23 de agosto

Devido ao risco de incêndio florestal e em virtude das condições meteorológicas previstas, a Câmara Municipal de Sintra anunciou o acesso interdito ao perímetro florestal do município bem como aos monumentos situados nessas zonas. O bloqueio vigora até à próxima terça-feira.
19 Agosto 2022, 15h15

O acesso ao perímetro florestal de Sintra será interdito a partir da meia-noite de sábado, 20 de agosto, e até às 23h59 de terça-feira, 23 de agosto, anunciou esta sexta-feira em comunicado a Câmara Municipal de Sintra. A interdição, que também abrange os monumentos situados nas zonas florestais, deve-se às condições meteorológicas adversas previstas e ao “muito elevado” risco de incêndio florestal.

A decisão, diz a autarquia numa nota enviada às redações, foi tomada “por forma a garantir a salvaguarda do património natural e cultural e a segurança de pessoas e bens”. Os monumentos abrangidos por esta norma estarão encerrados ao público nas datas estipuladas.

“No perímetro florestal da Serra de Sintra vigora, até às 23h59 do dia 23 de agosto, a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais (pessoas e veículos), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”, assinala o comunicado, salvaguardando que existem exceções.

“Excetuam-se desta proibição os veículos de moradores e de empresas aí sediadas, veículos de socorro, veículos de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.”

Além desta interdição, a autarquia assinala que não é permitida a realização de trabalhos em espaço rural e na envolvente de áreas edificadas com recurso a “motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor”.

Pelo menos sete monumentos estão situados na zona de acesso interdido e estarão encerrados já a partir da madrugada de sábado: o Parque e Palácio Nacional da Pena, Castelo dos Mouros, Santuário da Peninha, Convento dos Capuchos, Chalet da Condessa D’Edla, Parque e Palácio de Monserrate e a Quinta da Regaleira.

Estarão também encerrados a Quinta da Ribafria, o Parque da Liberdade, a Matinha de Queluz, o Parque Florestal da Piedade da Serra e o Parque Florestal da Serra da Carregueira.

Contudo, o Palácio Nacional da Vila de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz permanecem abertos durante este período, sem qualquer alteração ao seu funcionamento habitual.

A Câmara Municipal de Sintra sublinha ainda, no comunicado, que a Serra de Sintra integra “uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.