[weglot_switcher]

SIRESP reclama dívida de 22,8 milhões de euros ao Governo

Pedro Bonifácio Vítor, presidente do conselho de administração da SIRESP S.A, rejeitou a ideia de que o organismo se move apenas por “interesses privados e por uma lógica comercial de obtenção de lucro”, tal como o o grupo de trabalho autor do relatório pedido pelo Governo tinha apontado.
30 Julho 2019, 09h57

O presidente do conselho de administração da SIRESP S.A, Pedro Bonifácio Vítor, enviou uma carta de cinco páginas ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a criticar o relatório pedido pelo Governo sobre a operação do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), noticiou a rádio TSF esta terça-feira, 30 de julho.

O relatório foi pedido pelo Governo com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para as comunicações de emergência do SIRESP, mas o que foi citado pela comunicação social revelou informação que na opinião de Pedro Bonifácio Vítor deveria manter-se “estritamente confidencial”. O responsável lamentou que  o relatório tenha vindo a público por conter “informação extremamente sensível”.

Pedro Bonifácio acusou ainda o Estado de não cumprir o contrato com a SIRESP S.A e mencionou contratos por cumprir e dívidas por saldar. Dirigindo-se a Eduardo Cabrita, o CEO da SIRESP S.A  salientou atrasos nos pagamentos ao SIRESP e afirmou que “em 2011 já se traduzia numa dívida de 12 milhões de euros, atingindo em dezembro um máximo de 22,8 milhões de euros.”

Por seu turno, Pedro Bonifácio Vítor escreveu que a SIRESP S.A sempre cumpriu o contrato com o Estado mas que tal “nem sempre se verificou da parte do parceiro público”. O responsável ainda rejeitou a ideia de mover-se apenas por “interesses privados e por uma lógica comercial de obtenção de lucro”, tal como o o grupo de trabalho autor do relatório pedido pelo Governo apontou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.