[weglot_switcher]

Síria: Conflitos no norte do país fazem 66 mil deslojados

Desde março de 2011, altura em que eclodiou a guerra civil na Síria mais de metade da população foi obrigada a abandonar as suas casas.
  • Khalil Ashawi/Reuters
5 Março 2017, 13h46

Um relatório da Agência das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), divulgado este domingo, indica que cerca de 66 mil pessoas abandonaram as suas casas devido aos recentes combates na provícia de Alepo, no norte da Síria.

A OCHA dá conta de que cerca de 40 mil pessoas pertenciam à cidade de Al-Bab, um importante bastião do autoproclamado Estado Islâmico, no norte da Síria, que foi recuperado pelas forças turcas e grupos rebeldes sírios aliados, no final do mês passado, após semanas de intensos combates.

Os 39.766 deslocados da cidade fugiram para zonas controladas por forças rebeldes, , apoiadas pelos Estados Unidos, mas que devido à “elevada contaminação” deixada pelas bombas explodidas pelo autoproclamado Estado Islâmico aquando da sua retirada estava dificultar os seus esforços para regressar à cidade de Al-Bab.

Desde março de 2011, altura em que eclodiou a guerra civil na Síria mais de metade da população foi obrigada a abandonar as suas casas. Até ao momento, as organizações internacionais apontam para que mais de 300 mil pessoas tenham sido mortas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.