Os trabalhadores estão a apresentar mais recibos às empresas e com valores mais altos. Se o senso comum o poderia antecipar, a tecnologia veio confirmar. A SAP Concur, que vende um programa informático para gerir as despesas de funcionários e agilizar os reembolsos, conclui que o número de relatórios de despesas em Portugal aumentou 56% em 2022, em relação a 2021, e o valor económico associado a esses relatórios subiu a um ritmo significativamente superior, 79% em comparação com o ano anterior.
Logo, entre as empresas que usam a tecnologia da Concur em Portugal, o valor unitário de cada uma das despesas apresentadas pelos seus trabalhadores – sejam táxis, livros ou mensalidades de internet – subiu exponencialmente de um ano para outro. “O custo de vida está mais alto e, relativamente a 2021, há mais mobilidade internacional, onde reside uma grande parte dos custos de deslocação. As empresas sabem disso e pensam: «Ok, mas não posso parar a atividade, portanto vou digitalizar o processo para saber quais são os meus principais fornecedores de mobilidade terrestre, onde é que os meus colaboradores consomem ou saber se o custo de quilometragem está correto”, revelou ao Jornal Económico (JE) João Carvalho, responsável da SAP Concur na Europa do Sul e África.
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