[weglot_switcher]

“Situação inaceitável”. Ucrânia convoca Turquia para esclarecimentos sobre navio de cereais ‘roubado’

Em causa estava, segundo Kyiv, o transporte ilegal de sete mil toneladas de cereais de Berdiansk, um porto ocupado pela Rússia no sudeste da Ucrânia. A Turquia é uma rota de trânsito fundamental para o transporte marítimo para fora do Mar Negro.
7 Julho 2022, 17h27

A Ucrânia convocou o embaixador turco depois de ele ter dito que a Turquia permitiu que um navio de bandeira russa, que transportava o que alegou serem milhares de toneladas de cereais ucranianos roubados, deixasse o porto de Karasu, segundo o “The Guardian”.

“Lamentamos que o navio russo Zhibek Zholy, que estava cheio de grãos ucranianos roubados, tenha sido autorizado a deixar o porto de Karasu, apesar das provas criminais apresentadas às autoridades turcas”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Oleg Nikolenko. “O embaixador da Turquia em Kyiv será convidado ao Ministério para esclarecer esta situação inaceitável.”

O navio tinha sido apreendido na terça-feira por autoridades alfandegárias turcas a pedido da Ucrânia. Em causa estava, segundo Kyiv, o transporte ilegal de sete mil toneladas de cereais de Berdiansk, um porto ocupado pela Rússia no sudeste da Ucrânia.

“O navio realmente tem bandeira russa, mas acho que pertence ao Cazaquistão e a carga estava a ser transportada sob um contrato entre a Estónia e a Turquia ”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, a repórteres na segunda-feira.

Kyiv acusou Moscovo de roubar mais de 600 mil toneladas de grãos dos territórios ucranianos ocupados para vender nos mercados internacionais. As exportações de cereais da Ucrânia são responsáveis ​​por quase 15% do total mundial e a Turquia é uma rota de trânsito fundamental para o transporte marítimo para fora do Mar Negro. Por isso, a Ucrânia tentou pressionar Ancara para interromper os embarques russos dos seus cereais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.