PremiumSiza Vieira: “O segundo semestre de 2021 vai ser de franco crescimento”

Siza Vieira prevê início da retoma à medida que a pandemia ficar sob controlo, do segundo trimestre em diante. “A diferença é que agora já temos previsibilidade quanto ao processo de vacinação”, frisa.

Cristina Bernardo

Em entrevista, o ministro da Economia mostra-se otimista quanto à retoma em Portugal e no mundo, a partir do segundo trimestre deste ano, à medida que a pandemia passar a estar sob controlo e os cidadãos e as empresas derem asas à sua “procura reprimida”, voltando a consumir e a gastar. “Os economistas fazem projeções que depois saem erradas. Eu, como não sou economista, não corro esse risco”, diz Pedro Siza Vieira, desvalorizando as previsões que apontam para um crescimento do PIB em 2021 inferior aos 5,4% previstos no Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Patrões vão ter majoração em 50% dos custos com aumentos salariais no IRC

No âmbito do acordo de rendimentos, o Governo decidiu propor aos parceiros sociais uma majoração em 50% dos custos com a valorização salarial em IRC. Patrões têm reclamado, note-se, medidas mais transversais.

Governo propõe reforço do IRS Jovem. Isenção sobe para 50% no primeiro ano

Jovens vão passar a ter um desconto fiscal maior, no início da sua carreira. IRS Jovem passará a prever uma isenção de 50%, em vez de 30%, no primeiro ano.

Governo quer atualizar os escalões do IRS em 5,1% em 2023

O Governo decidiu rever em alta o referencial dos aumentos salariais, puxando-o para o valor do aumento da massa salarial da Função Pública: 5,1%. Será esse o número que será usado para atualizar os escalões do IRS.
Comentários