[weglot_switcher]

SL Benfica sagra-se campeão nacional. Estes números atestam a superioridade das “águias”

Esta época, os ‘encarnados’ gastaram mais dinheiro em contratações do que os três rivais juntos mas também conseguiram cobrar à UEFA o cheque mais “chorudo” da sua história europeia. Conheça todos os números do novo campeão nacional.
  • Gonçalo Ramos celebra depois de marcar ao Midtjylland, em jogo da terceira ronda de qualificação para a Liga dos Campeões. MIGUEL A. LOPES/LUSA LUSA
27 Maio 2023, 20h01

Com a vitória frente ao Santa Clara este sábado no Estádio da Luz, o SL Benfica sagrou-se campeão nacional de futebol pela 38ª vez, regressando à conquista do título máximo do futebol português quatro anos depois de ter ganho o campeonato pela última vez, sob a batuta do técnico Bruno Lage em 2018/19.

Quatro anos depois, são apenas quatro jogadores que celebram novamente o título máximo do futebol nacional com a camisola das “águias”: Vlachodimos, Grimaldo, Florentino Luís e Rafa.

Das 18 equipas da Liga portuguesa, o SL Benfica foi quem mais gastou em contratações esta temporada: 114,05 milhões de euros (mais do que “dragões”, “leões” e os “guerreiros do Minho” juntos). No entanto, esta SAD foi também a que mais dinheiro arrecadou em vendas: 262,22 milhões de euros, verba muito próxima das vendas efetuadas de forma conjunta por FC Porto, Sporting CP e SC Braga. O saldo entre compras e vendas foi naturalmente o mais elevado da Liga: 148,17 milhões de euros.

Cheque de 71,6 milhões da UEFA

O Benfica falhou o apuramento para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao empatar 3-3 na visita ao Inter Milão, em jogo da segunda mão dos quartos de final, em Milão.

Com a chegada aos “quartos”, a Benfica SAD viu o valor do cheque da UEFA chegar a um total de 71,6 milhões de euros, a maior soma alguma vez conquistada pelos “encarnados” na prova. Caso tivesse conseguido ultrapassar os milaneses, as “águias” teriam conquistado mais 12,5 milhões de euros.

A prestação na Liga dos Campeões foi fundamental para esta valorização: entre qualificação, fase de grupos e eliminatórias, o SL Benfica fez 14 jogos na “Champions”, ganhou dez partidas, empatou em três ocasiões e a única derrota foi averbada com o Inter de Milão no Estádio da Luz. Só na maior prova da UEFA, o SL Benfica marcou 38 golos e sofreu 15 tentos, cotando-se como uma das equipas mais concretizadores da prova.

Na época anterior, as “águias” já tinham chegado aos quartos-de-final e no final da participação nessa edição da Champions (eliminação às mãos do Liverpool), chegou a uma soma recorde na altura de 64,9 milhões de euros.

A formação lisboeta, que não chega às meias-finais da principal prova de clubes desde 1989/90, caiu pela sexta vez nos quartos de final na ‘era Champions’ (desde 1992/93), replicando 1994/95, 2005/06, 2011/12, 2015/16 e 2021/22.

Plantel valorizou mais de 74 milhões de euros

Além de um cheque de 71,6 milhões de euros, o maior alguma vez arrecadado pela equipa portuguesa numa prova da UEFA, o líder do campeonato viu também o seu plantel valorizar, de acordo com a plataforma de avaliação de passes de futebolistas “Transfermarkt”.

Apesar da saída do avançado uruguaio Darwin Nuñez (para o Liverpool) em julho do ano passado e do médio argentino Enzo Fernández (para o Chelsea em janeiro deste ano), o plantel “encarnado” continuou a valorizar, fruto sobretudo da excelente prestação na Liga dos Campeões. À data de saída, tanto Darwin como Enzo eram os jogadores mais valiosos da Liga portuguesa.

Entre setembro de 2022, altura em que o plantel do SL Benfica estava avaliado em 238,8 milhões de euros, e março de 2023, momento em que o mesmo grupo de jogadores apresentava uma avaliação de 313 milhões de euros, o plantel às ordens do alemão Roger Schmidt valorizou 74,2 milhões de euros.

O trio que mais valorizou

Se analisarmos a evolução da avaliação dos futebolistas que viram o seu passe valorizar mais esta temporada (entre setembro de 2022 e março de 2023), é possível verificar que apenas três jogadores do plantel arrecadaram 71% do total de valorização do plantel, ou seja, 53 milhões de euros. Os três são portugueses e pertencem à formação do clube da Luz.

Fruto de maior aposta de Schmidt no “onze” inicial do SL Benfica, Florentino Luís, médio defensivo de 23 anos (com contrato até 2027), viu o seu passe valorizar 12 milhões de euros esta temporada, estando agora com o seu valor de mercado cotado em 20 milhões de euros.

O segundo jogador que mais valorizou foi Gonçalo Ramos: aos 21 anos, o avançado (que tem contrato até 2025) está a fazer a sua época de afirmação com boas exibições e golos que estão a aguçar o apetite dos grandes emblemas do futebol europeu. Se em setembro de 2022 o seu passe estava avaliado em 20 milhões de euros, no mês passado esse valor de mercado já ia em 40 milhões de euros.

O futebolista do plantel da Luz que mais valorizou joga à defesa. António Silva, defesa-central de 19 anos e com contrato até 2027, apresentava uma avaliação de quatro milhões de euros no início da temporada mas afirmou-se como titular e viu o seu passe disparar para 25 milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.