Smart fortwo e smart forfour: “Cool”! Detalhes para uma grande diversão

Os novos smarts estão aí. Mais “cool”, mais divertidos e confortáveis. O conceito de referência do motor traseiro do smart é disponibilizado pela primeira vez também no smart forfour. Os preços para os 61 cv variam mil euros, com o fortwo a situar-se nos 10 150 euros. Os valores são idênticos aos do Twingo com […]

Os novos smarts estão aí. Mais “cool”, mais divertidos e confortáveis. O conceito de referência do motor traseiro do smart é disponibilizado pela primeira vez também no smart forfour. Os preços para os 61 cv variam mil euros, com o fortwo a situar-se nos 10 150 euros. Os valores são idênticos aos do Twingo com quem a smart partilha componentes. A diferença vai estar no ADN de cada uma das marcas.

Novembro é o grande mês de arranque da comercialização dos novos smarts. No comprimemto são iguais, mas na largura “engoda” 10 cm, o que significa mais conforto com o alargamento da suspensão. A motorização é a gasóleo e para 2016 está previsto o lançamento das versões cabrio, elétrica e Brabus. O smarts continuam a ser um sucesso  de vendas. Em 2013 foram vendidos mais de 1500 unidades e este ano  já foram colcoadas 1100 e deverão superar as 1400 até dezembro. A visão de um smart é aspiracional e visa todos os targets. Por isso, a smart vai continuar a ter uma proposta agressiva em termos de renting.

A marca smart apela tanto para o coração como para a mente. Um idioma expressivo de design e cores personifica a pura alegria de viver. As proporções compactas e os detalhes inteligentes atestam a funcionalidade exclusiva. O novo smart fortwo e o novo smart forfour são reconhecidos claramente como membros da mesma família. Por exemplo, muitas funcionalidades de design, tais como os faróis, a grelha do radiador à frente e a icónica célula de segurança em tridion, são idênticas e ambos os veículos estão equipados com motores atrás, tornando-os particularmente ágeis no trânsito urbano. Pequenas saliências, comprimento mínimo, elevado ângulo de viragem. Os novos modelos smart têm tudo o que é necessário para manobrar elegantemente em qualquer lugar de estacionamento – e também em qualquer curva. Em termos do raio de viragem, o novo smart fortwo estabelece uma nova referência: com 6,5 m (de passeio a passeio) e 7,30 m (de parede a parede), simplifica extremamente as manobras de viragem. E o novo smart forfour vira praticamente no mesmo espaço dos fortwo anteriores (parede a parede: 8,75 m). As suas estatísticas são de 8,65 m (passeio a passeio) e 8,95 m (parede a parede).

Os novos modelos têm, uma vez mais, trunfos em relação ao espaço máximo em dimensões mínimas, tal como é comprovado pelo índice de espaço da carroçaria. Os pontos adicionais a realçar incluem ainda a abertura das portas traseiras, quase a 90° no smart forfour, e a possibilidade de rebater o encosto do banco do passageiro, standard em todas as versões.

O conceito de segurança essencial incorporado com tanto sucesso nos modelos anteriores foi mantido. Como uma noz, o interior é protegido contra danos por uma concha rígida: a célula tridion. É utilizada agora no novo smart uma elevada percentagem de aços de alta resistência formados a quente e aços multifaseados de máxima rigidez.

Os sistemas de assistência avançados, que estavam anteriormente reservados às classes superiores de veículos, melhoram ainda mais a segurança e o conforto. Estes incluem o assistente de ventos laterais (standard), o aviso de colisão frontal (opção) e o assistente de mudança de faixa (opção). O eixo dianteiro com desenho completamente novo adota elementos do Classe C da Mercedes-Benz. O chassi e a suspensão da nova geração do smart evoluíram com base na experiência adquirida com os modelos anteriores do smart, e foram desenhados para melhorar significativamente o conforto em viagem.passion, prime e proxy são os nomes das três linhas que servem para configurar o smart fortwo e o smart forfour e proporcionar diferenciação, particularmente no interior. As suas funcionalidades incluem um volante multifunções de pele, um painel de instrumentos com visor a cores de 3,5 polegadas e bancos aquecidos.

Os sistemas multimédia cumprem os padrões mais elevados, com integração global de smartphones, navegação em tempo real e operação intuitiva com ecrã tátil.

 

OJE

Recomendadas

Inflação. Centeno aponta para preços mais altos e menos temporários que esperado

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, admitiu hoje que a inflação vai ser mais elevada e menos temporária, apontando para uma revisão em alta da taxa nas próximas projeções do banco central.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Plano de poupança de energia. Estado aconselhado a desligar iluminação de edifícios e a lavar menos carros

Governo deixa várias recomendações de poupança de energia nos serviços e edifícios do Estado. Saiba quais.