[weglot_switcher]

Smart vision EQ fortwo. Autónomo da smart estreia-se em Frankfurt

A smart estreia no Salão de Frankfurt o smart vision EQ fortwo, a sua proposta elétrica e autónoma para o mercado do carsharing.
1 Setembro 2017, 12h26

Chama-se smart vision EQ fortwo e pretende oferecer uma nova visão sobre a mobilidade urbana e a individualização. Este protótipo, que será revelado em estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, em setembro, possui uma motorização elétrica e é o primeiro das marcas da Daimler que não conta com volante ou pedais, pois é autónomo. Além disso, é totalmente conectado, o que quer dizer que pode ser chamado por via de uma app, recolhendo depois os passageiros no local designado.

Para identificar o passageiro, o smart vision EQ fortwo utiliza um display onde ficaria a grelha dianteira bem como grandes áreas de projeção nas laterais, o que o torna uma mais-valia para o mercado do carsharing, conforme afirma a Daimler.

Parte da estratégia corporativa CASE (Conectividade, Autonomia, Partilha e Serviços, Elétrico), o smart vision EQ fortwo é o primeiro da submarca EQ e o modelo inaugural do total de mais de 10 veículos elétricos que a Mercedes-Benz Cars colocará em produção até 2022.

O smart vision EQ fortwo usa uma bateria de iões de lítio com capacidade de 30 kWh e, quando não está a ser utilizado, dirige-se sozinho a uma estação de carregamento, para recarregar por indução. Com 2699/1720/1535 mm de comprimento, largura e altura, respetivamente, “o smart vision EQ fortwo personifica o luxo urbano do futuro. É uma abordagem radical com um design minimalista e cool”, afirma Gorden Wagener, Chief Design Officer da Daimler AG.

Parte deste design ‘cool’ origina do formato das portas, pensadas como se de uma pérola se tratassem, que também abrem de forma inovadora, rodando para cima dos arcos das rodas traseiros, o que ajuda a poupar espaço e ainda a minimizar os riscos de colisão com ciclistas ou peões.

Por dentro, a ausência de pedais ou volante permitiu aumentar o espaço para os dois ocupantes. As funções do veículo são controladas através do telemóvel ou por comandos vocais. Assim, o painel de instrumentos é substituído por um ecrã de 24 polegadas. Para garantir o máximo de personalização, as cores e os ecrãs do veículo adaptam-se ao seu utilizador.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.