[weglot_switcher]

SNQTB acusa Governo de “bloquear” aumentos salarias de 6,1% na Parvalorem e Imofundos (com áudio)

“A Parvalorem e a Imofundos Informaram o SNQTB que solicitaram à tutela autorização para proceder aos aumentos, mas ainda aguardam a publicação do despacho para este efeito”, lê-se no comunicado.
5 Junho 2023, 14h20

A Parvalorem e a Imofundos informaram o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) que pretendem fazer um aumento da massa salarial em 6,1%, conforme orientações do Governo para as empresas do setor público, mas a aplicação dos aumentos salariais está bloqueada no Ministério das Finanças.

A revelação é feita pelo sindicato liderado por Paulo Gonçalves Marcos.

A Parvalorem é uma sociedade criada pelo Estado para gerir os ativos problemáticos que eram do nacionalizado BPN. Já o Imofundos é uma gestora de fundos imobiliários também detida por uma sociedade que ficou com ativos do BPN.

“A Parvalorem e a Imofundos Informaram o SNQTB que solicitaram à tutela autorização para proceder aos aumentos, mas ainda aguardam a publicação do despacho para este efeito”, lê-se no comunicado.

Recorde-se que no início deste ano, no âmbito do Acordo Coletivo de Trabalho da Parvalorem e Imofundos, o SNQTB apresentou uma proposta de atualização da tabela salarial, bem como das cláusulas de expressão pecuniária, que contemplava uma atualização de 6,25% em 2023.

“Com o tempo a passar, e perante a ausência de uma resposta formal à nossa proposta, este Sindicato solicitou uma reunião às duas instituições. Nesse contexto, o SNQTB reuniu na passada semana com os representantes da Parvalorem e Imofundos”, avança o sindicato.

Nessa reunião,  o SNQTB reiterou a sua proposta de atualização de 6,25% e os representantes da Parvalorem e Imofundos informaram que pretendem fazer um aumento da massa salarial em 6,1%, mas que carece de autorização da tutela.

“Perante esta informação, o SNQTB manifestou junto dos representantes das duas instituições a necessidade de assegurarem, como é seu dever e obrigação, uma resposta célere da parte da tutela”, avança o sindicato que invoca que “os trabalhadores da Parvalorem e Imofundos não têm qualquer atualização da sua tabela salarial desde 2008” o que consideram ser uma “situação intolerável e inadmissível”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.