[weglot_switcher]

SNQTB vai discutir programas de rescisões por mútuo acordo no Montepio e Santander

Depois do anúncio do Montepio de que deverá rescindir com 900 trabalhadores nos próximos três anos, agora é o Santander que avança com um programa do género, depois de ter absorvido vários trabalhadores de outros bancos que foi adquirindo ao longo dos anos.
  • Cristina Bernardo
16 Outubro 2020, 19h54

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) faz saber esta sexta-feira, em comunicado, que irá reunir na próxima semana com os trabalhadores do Montepio e do Santander para debater o programa de rescisões por mútuo acordo de cada um dos bancos.

O SNQTB pretende informar estes trabalhadores dos seus direitos e deveres perante as ações de rescisão de ambos os bancos, reunindo dia 20 com os trabalhadores do Montepio e dia 21 com os do Santander. Os plenários realizar-se-ão online.

“Temos acompanhado de perto, e com muita apreensão, os programas de Rescisões por Mútuo Acordo que se encontram a decorrer no Montepio e Santander. Desta forma, tomámos a iniciativa de realizar dois plenários para esclarecer todas as dúvidas que os bancários poderão ter em relação a estas rescisões e que serão certamente úteis para tomar decisões vindouras nestas áreas,” refere Paulo Gonçalves Marcos, presidente do sindicato. “Apelamos desde já aos bancários que recorram ao Sindicato para conseguirem clarificarem todas as questões”, continuou.

O SNQTB defende que o “procedimento massificado” que resultará na saída de centenas de trabalhadores de ambas as instituições “não se coaduna” com os lucros apresentados em Portugal, apelando a qualquer bancário visado que se informe “antes de tomar qualquer decisão sobre as propostas que lhes estão a ser apresentadas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.