[weglot_switcher]

Boletins de vacina digital até ao fim do ano em todo o país

O registo vacinal digital já está a ser aplicado a cerca de 100 mil doentes portugueses, no Litoral Alentejano, e o Ministério da Saúde quer abranger todo o território até final do ano.
3 Abril 2017, 08h12

Os boletins de vacinas vão passar a ser digitais para a globalidade da população até ao fim do ano, de acordo com o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Henrique Martins explicou que a digitalização vai permitir o registo eletrónico e dar acesso à vacinação de um utente a qualquer médico do Sistema Nacional de Saúde (SNS), em declarações à agência “Lusa”.

O anúncio será feito oficialmente no Portugal eHealth Summit, que decorre entre terça e quinta-feira em Lisboa e que vai contar com mais de oito mil pessoas, segundo estimativas dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Segundo Henrique Martins, o boletim digital de vacinas vai ser generalizado até ao fim do ano, com as vacinas a integrarem um registo vacinal nacional que é eletrónico.

Qualquer médico ou enfermeiro poderá, assim, ter aceder às vacinas dos utentes em qualquer unidade do SNS. O presidente do SPMS acredita que a medida poderá ser fundamental, numa urgência, para um médico saber se o doente tem as vacinas em dia. Os utentes também poderão aceder às suas vacinas através da área do cidadão do portal do SNS. Outra vantagem, segundo Henrique Martins, é a de possibilitar que o utente faça a sua vacina em qualquer centro de saúde do país.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.