[weglot_switcher]

SNS vai ter novo reforço de 84 milhões para hospitais (com áudio)

O Governo anunciou hoje que vai reforçar financeiramente os Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para aumentar a capacidade de resposta e de produção do SNS e reduzir a dívida.
  • Manuel de Almeida/Lusa
3 Janeiro 2022, 10h14

O Governo vai reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais 84 milhões de euros, tendo em vista a redução da dívida e o aumento da capacidade de resposta e de produção do SNS. Segundo o Executivo, este novo reforço “contribuiu para que os hospitais possam iniciar um novo ano com uma situação financeira mais robusta, melhor preparados para dar respostas de Saúde aos cidadãos”.

Este reforço de 84 milhões de euros junta-se aos anteriores reforços para regularização de pagamentos, realizados em agosto e no início de dezembro, fazendo de 2021 o ano em que houve um maior reforço para pagamento de dívida: 1.064 milhões, cerca do dobro do reforço do ano passado, que foi de 560 milhões de euros.

Também este ano, recorda o Governo, registaram-se aumentos de capital para apoiar investimentos dos hospitais e Administrações Regionais de Saúde, no montante de mais de 150 milhões. “Um investimento adicional que é feito para preparar as entidades de saúde e apoiar um ano de grande recuperação de atividade assistencial”, acrescenta.

Até novembro, os hospitais do SNS tinham realizado o maior número de consultas e cirurgias de sempre: mais de 11,5 milhões de consultas médicas (mais 12% do que no período homólogo de 2020) e mais de 654 mil intervenções cirúrgicas (mais 23,5% do que homólogo do ano passado).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.