[weglot_switcher]

Só uma em dez empresas consegue crescer mais de 10% durante três anos

O primeiro relatório do European Scaleup Institute, apresentado esta quinta-feira, na Nova SBE, revela que apenas 10% das empresas de elevado crescimento são financiadas.
1 Junho 2023, 12h10

Apenas uma em cada 10 empresas na Europa consegue crescer, em média, mais de 10% ao ano, durante um período de três anos. O número consta do primeiro relatório do European Scaleup Institute, que vai ser apresentado no Haddad Entrepreneurship Institute (HEI) na Nova SBE, no âmbito do I encontro do recém formado instituto europeu, que se realiza hoje e amanhã.

Segundo o documento, apenas uma em cada 24 consegue mais de 20% de crescimento anual nos primeiros três anos.

Uma escala consistente é ainda mais difícil de alcançar: apenas 1,13% de todas as empresas europeias conseguem escalar mais de 20% durante dois anos num período de três anos.

O European Scaleup Monitor identifica outras tendências interessantes no que diz respeito ao elevado crescimento na Europa: as High Growth Firms – HGF, designação dada às empresas de elevado crescimento, mais jovens tendem a atingir taxas médias de crescimento anual mais consistentes, sendo, em média, 20% mais rápidos do que as homólogas mais “maduras”.

Outra conclusão é de que quanto mais elevada for a taxa de crescimento, maior será a dimensão da empresa. As empresas com mais de 50 trabalhadores registam mais do dobro da taxa de crescimento das suas homólogas mais pequenas.

Embora as HGF estejam distribuídas por diferentes indústrias, as TIC e as indústrias baseadas em serviços são predominantes.

Apenas 10% das Hypergrowers (40% de crescimento consistente) são financiados e tendem a receber um surto de financiamento em estágio avançado no terceiro ano do hipercrescimento, implicando que o hipercrescimento seja um catalisador para o financiamento.

As HGF estão concentradas nos países nórdicos. A capital da Finlândia, Helsínquia é um importante hotspot para o crescimento elevado e hipercrescimento, juntamente com a irlandesa Dublin e a alemã Munique.

Com demasiada frequência, as empresas de elevado crescimento, tendem a ser apenas equiparadas a empresas tecnológicas jovens, que angariaram milhões de euros em capital de risco – explica Veroniek Collewaert, diretora académica do European Scaleup Institute –  No entanto, as nossas estatísticas mostram que estas empresas têm muito mais cores, formas e tamanhos. É absolutamente fundamental mapear e entender essa diversidade das empresas de alto crescimento, pois elas podem exigir estratégias, processos e apoio substancialmente diferentes para alcançar seu alto crescimento”.

O European ScaleUp Institute é um projeto europeu criado para incentivar e desenvolver o ecossistema scaleup e high-growing do qual a Nova SBE faz parte como membro fundador.

O estudo divulgado em Lisboa analisa o panorama dinâmico das High Growth Firms – HGF e revela uma multiplicidade de trajetórias de crescimento em toda a Europa. O documento  fornece informação para empresários, organizações governamentais, instituições de conhecimento e decisores políticos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.