[weglot_switcher]

Soberania espanhola? Gibraltinos preferem passar fome

Os habitantes do território ultramarino britânico, situado no sul do território espanhol, recusam-se a se desprender de Londres e afirmam que preferem “passar fome” a ter de ficar sob soberania espanhola.
4 Abril 2017, 19h03

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) está a inflamar as relações entre a Espanha e o Reino Unido, no que toca ao futuro de Gibraltar. Os habitantes do território ultramarino britânico, situado no sul do território espanhol, recusam-se a se desprender de Londres e afirmam que preferem “passar fome” a ter de ficar sob soberania espanhola.

Em entrevista à rádio TSF, o português Luís Pinto, que vive há sete anos em Gibraltar, indica que no caso do pequeno território cedido pelo espanhóis ao Reino Unido em 1713 voltar a ficar sobre tutela de Espanha, como Bruxelas deu a entender à margem das negociações do Brexit, os gibraltinos “teriam muito a perder”.

“Qualquer gibraltino a que se ponha a questão [de ficar sob soberania espanhola], irá responder que prefere passar fome a algum dia ser espanhol. Porque os gibraltinos são ingleses, pretendem ter soberania inglesa e, penso eu, que muito do que advém de Gibraltar, se eles tivessem outro tipo de legislação recorrente, seguramente que não existiria”, explica Luís Pinto, acrescentando que a “Espanha não é de todo um paraíso fiscal e Gibraltar é um dos mais atrativos paraísos fiscais”.

Este domingo, também o ministro-chefe do governo regional de Gibraltar, Fabian Picardo, sublinhou que “Gibraltar pertence aos gibraltinos e nós queremos continuar a ser britânicos”. “Que fique bem claro e que a mensagem chegue a Madrid, a Bruxelas e a todas as outras capitais da União Europeia: Gibraltar não é uma moeda de troca nestas negociações”, reitera.

O Governo britânico de Theresa May sublinha que está “empenhado” em garantir que Gibraltar não fique sobre “a soberania de outro Estado contra os seus desejos” e que vai proteger “até ao fim” os interesses dos seus cidadãos. Por duas vezes, os gibraltinos expressaram em referendo a sua rejeição pela integração do “rochedo” em território espanhol, uma delas com 99% dos votos contra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.