O orçamento previsto para os Jogos de Paris 2024 tem vindo a aumentar, com o sobrecusto a chegar aos 140 milhões de euros, dos quais 100 milhões vão chegar dos fundos públicos, segundo noticia hoje o portal “Palco23”.

Ainda assim, fontes do governo francês garantiram à agência espanhola “EFE” que falar em “descontrolo do orçamento [para os Jogos] não é fundamentado.” O custo estimado para a competição é de 4 mil milhões de euros, dos quais 1.700 a 1.800 milhões vão sair dos fundos públicos. O restante financiamento terá origem noutras instituições.

Numa altura em que faltam dois anos para o início dos Jogos, o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou os principais ministros implicados na organização e o responsável do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para discutir os desafios que serão colocados pela prova.

De referir que, de acordo com uma sondagem da OpinionWay e citada pelo diário “Le Parisien”, 47% dos franceses sentem-se indiferentes relativamente aos jogos olímpicos e apenas 26% estão interessados.