Socialista Nuno Vaz eleito presidente do Conselho Regional do Norte

Nuno Vaz foi o primeiro subscritor da única lista submetida ao Conselho Regional do Norte, mantendo como vice-presidente António Pimentel (PSD), presidente da Câmara de Mogadouro.

O autarca de Chaves, o socialista Nuno Vaz, foi hoje eleito presidente do Conselho Regional do Norte, um órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Nuno Vaz foi o primeiro subscritor da única lista submetida ao Conselho Regional do Norte, mantendo como vice-presidente António Pimentel (PSD), presidente da Câmara de Mogadouro.

A eleição dos presidente e vice-presidente do órgão consultivo da CCDR-N realizou-se hoje, em Mogadouro, no distrito de Bragança.

Nuno Vaz cumpre o segundo mandato como presidente da Câmara de Chaves, no norte do distrito de Vila Real, que conquistou para o PS em 2017, depois de 16 anos de PSD no poder.

O autarca sucede no cargo a Miguel Alves, ex-presidente da Câmara de Caminha que foi nomeado em setembro para secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, mas que se viu forçado a demitir do Governo em novembro, depois de confrontado publicamente com processos judiciais resultantes das suas atividades enquanto autarca daquele município do distrito de Viana do Castelo.

Miguel Alves está acusado de prevaricação por alegada violação de normas de contratação pública, num processo que teve origem numa denúncia anónima efetuada no portal do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, em 03 de julho de 2019, a dar nota de que o então presidente da Câmara de Caminha “celebrara vários contratos com a empresa MIT – Make It Happen, Branding Comunicacional, Lda, sociedade da empresária Manuela Couto”, em 2015 e em 2016.

Por sua vez, o social-democrata António Pimentel, presidente da Câmara de Mogadouro, vai continuar a ocupar o cargo de vice-presidente do Conselho Regional do Norte, para o qual foi eleito a 16 de dezembro de 2021.

António Pimentel está no seu primeiro mandato autárquico como presidente da câmara, tendo ocupado o cargo de vereador entre os anos 2002 e 2013.

O Conselho Regional integra os 86 presidentes de câmara do Norte e cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região.

Recomendadas

Ucrânia: Portugal abriu 103 processos envolvendo crianças e três estão em famílias de acolhimento

Desde que começou a guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado, Portugal atribuiu 14.082 proteções temporárias a menores ucranianos, representando cerca de 25% do total dos refugiados que fugiram do conflito.

Escolas do Porto param hoje na última etapa da greve por distritos

Ao 18.º dia, a greve nacional por distritos, convocada por oito organizações sindicais, chega ao Porto, onde se espera um índice de adesão quase total. Para o próximo sábado está marcada uma grande manifestação em Lisboa.

Ucrânia: Programa levará crianças ucranianas a passar férias em Portugal

“Como um país seguro, Portugal foi visto como uma boa opção para organizar o programa, pelo que vamos preparar tudo para responder a esta necessidade, procurando que Portugal seja mais uma vez um espaço de acolhimento”, apontou Ana Mendes Godinho.
Comentários