[weglot_switcher]

SOFID e BID Invest assinam acordo de co-financiamento

O acordo visa promover um maior investimento na América Latina e Caraíbas. Na assinatura estiveram presentes Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, e Teresa Ribeiro, secretária de Estado dos Negócios Estrageiros e da Cooperação.
30 Janeiro 2018, 17h02

A Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) e o BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, firmaram um acordo que visa promover um maior investimento na América Latina e Caraíbas. O acordo foi assinado no decorrer da reunião informal anual do presidente do BID Invest com os representantes dos países-membros não regionais, realizada em Lisboa nos dias 29 e 30 de janeiro de 2018.

Através desta parceria, o BID Invest irá apresentar à SOFID potenciais operações na América Latina e no Caribe, com a finalidade de co-financiamento por parte das duas entidades. “Pretende-se, desta forma, fomentar a relação existente entre as duas instituições e desenvolver uma carteira de investimentos conjunta”, destaca um comunicado da SOFID, emitido hoje.

Na assinatura do acordo, além dos representantes das duas instituições, estiveram presentes Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, e Teresa Ribeiro, secretária de Estado dos Negócios Estrageiros e da Cooperação e governadora suplente de Portugal junto do BID Invest.

A SOFID é a instituição financeira de desenvolvimento portuguesa que, em articulação com os objetivos e estratégia do Estado Português em matéria de cooperação para o desenvolvimento e internacionalização da economia, visa contribuir para o progresso sustentável de países emergentes e em desenvolvimento. A SOFID tem por objeto a prática das operações permitidas aos bancos, financiando projetos de investimento empresarial em países parceiros da Cooperação Portuguesa, em particular nos países membros da CPLP. A ação da SOFID estende-se também a geografias de proximidade, onde as empresas portuguesas possam ter interesses, com particular relevo para a América Latina ou o Norte de África.

Por sua vez, o BID Invest, a instituição do setor privado do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um banco multilateral de desenvolvimento dedicado ao setor privado da América Latina e das Caraíbas. O BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis para que alcancem resultados financeiros e maximizem o desenvolvimento económico, social e ambiental na região. Com um portfolio de 11.600 milhões de dólares em ativos e 330 clientes em 21 países, “o BID Invest promove soluções financeiras inovadoras e serviços de assessoria que respondem às necessidades dos seus clientes numa variedade de setores”, enaltece a SOFI. Desde novembro de 2017, BID Invest é o nome comercial da Corporación Interamericana de Inversiones.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.