[weglot_switcher]

Sol de outubro: praias vão ter mais vigilância até domingo

Até ao próximo domingo, a Polícia Marítima vai reforçar a presença e estar mais atenta do que o normal nesta época do ano, uma vez que se esperam vários banhistas nas zonas costeiras portuguesas.
4 Outubro 2017, 09h00

A pensar nas temperaturas altas que se avizinham e no ‘fim de semana grande’, com o feriado de 5 de outubro, vai haver um reforço da vigilância por parte da Polícia Marítima nas zonas balneares.

Até ao próximo domingo, as autoridades vão estar mais atentas do que o normal nesta época do ano, uma vez que se esperam vários banhistas nas zonas costeiras portuguesas, de acordo com o que explicou ao Diário de Notícias uma fonte oficial da Polícia Marítima. Em causa está o facto da maioria dos concessionários nas praias ter terminado e já não haver nadadores-salvadores.

Haverá “uma presença mais visível, em especial no fim de semana”, disse ao DN o porta-voz da entidade. “É natural que se note uma maior presença da Polícia Marítima e dos salva-vidas [nos próximos dias]. É uma postura de prevenção”, assegurou à mesma publicação outro responsável da Autoridade Marítima Nacional.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, Alexandre Tadeia, defende ao matutino um processo diferente de contratação, para evitar faltas de vigilância.

“Desde 2008 que propomos um modelo diferente de assistência aos banhistas, com o pagamento de uma taxa municipal e depois uma entidade do governo deveria contratar os nadadores-salvadores. Além disso, tem de se rever o modelo de incentivos, pois a maioria dos nadadores-salvadores são estudantes que nesta altura já estão na universidade”, afirma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.