Soluções para a Sucessão em empresas familiares

“Não se herdam só as quintas”, sempre ouvimos dizer. Quando olhamos para o panorama nacional, muitas empresas portuguesas transportam legados de saberes e de boas práticas, de geração em geração, que fazem de algumas, exemplos nacionais e internacionais

“Não se herdam só as quintas”, sempre ouvimos dizer. Quando olhamos para o panorama nacional, muitas empresas portuguesas transportam legados de saberes e de boas práticas, de geração em geração, que fazem de algumas, exemplos nacionais e internacionais. Foram, em muitos casos, heranças dos seus pais, tios ou avós, que fizeram com que os empresários de hoje dedicassem toda a vida a dar continuidade à marca da família.

Em determinado capítulo da sua história, todos os acionistas/sócios das empresas se deparam com a mesma questão: a sucessão. É necessário assegurar a continuidade do negócio. Trata-se, na sua maioria, de empresas carregadas de história, com relações comerciais com clientes e fornecedores de décadas, reconhecidas por todos e que têm em si colaboradores cuja vida se confunde com a da empresa pois sempre ali trabalharam. Pode ser um verdadeiro desafio: assegurar em simultâneo a continuidade do negócio, do trabalho destas pessoas e garantir um futuro para a marca.

Se em alguns casos o tema foi antecipadamente resolvido e já existem descendentes dedicados à continuidade do legado, noutros, a sucessão apresenta-se como um enigma que é necessário resolver.

Frequentemente na EY recebemos responsáveis de empresas nacionais que, confrontados com esta questão, nos pedem ajuda para encontrar soluções. Quando não existe solução familiar, é necessário olhar para fora e encontrar parceiros que assegurem a continuidade do legado. Cada vez mais, investidores financeiros e estratégicos apresentam soluções de continuidade para os negócios permitindo, por um lado, resolver o tema familiar e, por outro, garantir que os objetivos estão alinhados e que existe um futuro assegurado.

Atualmente, este é também um tema prioritário para os intervenientes políticos, os quais, através do IAPMEI, lançaram recentemente linhas de capital específicas que se podem apresentar como uma solução alternativa para a sucessão.

As várias soluções para a sucessão resultam, frequentemente, em processos longos e tecnicamente exigentes de M&A, onde é necessário garantir que a família se mantém focada no essencial.

É importante os empresários conhecerem as alternativas que existem para a sucessão de forma a equacionarem a estratégia e desenharem uma solução de futuro que melhor responda às necessidades específicas de cada empresa.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor Clique aqui

Recomendadas

Desenvolvimento da Biotecnologia em Portugal

A biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Canábis medicinal: um cluster emergente em Portugal?

Portugal está no radar do investimento mundial na cadeia de valor da canábis medicinal, possuindo excelentes condições para se tornar um hub europeu nesta indústria.

ESG no imobiliário: o que as organizações devem considerar

Nas maiores empresas, esta abordagem de integração estratégica está a ser encarada como um imperativo de negócio para criar valor a longo prazo.
Comentários