[weglot_switcher]

Sonae apresenta recomendações em Bruxelas para inovar no sector alimentar

A retalhista defende que é “imperativo” estabelecer projetos e objetivos comuns entre diferentes entidades para desenvolver um futuro alimentar sustentável na Europa e assegurar o florescimento do setor.
26 Junho 2018, 16h46

A Sonae apresentou esta terça-feira em Bruxelas uma série de recomendações sobre como a Europa e os governos locais podem ajudar a fomentar a inovação e a cooperação no sector alimentar. A retalhista defende que é “imperativo” estabelecer projetos e objetivos comuns entre diferentes entidades para desenvolver um futuro alimentar sustentável na Europa e assegurar o florescimento do setor.

“A colaboração não é importante apenas para governantes ou retalhistas, é fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor”, pode ler-se no white paper entregue pela Sonae à Comissão Europeia. “É importante para todos como cidadãos preocupados, para a sustentabilidade do nosso planeta e para as gerações futuras. Apenas a união de todos os agentes, partilhando a sua diversidade de conhecimento, experiência e visão, irá garantir o sucesso”.

A empresa liderada por Paulo de Azevedo defende que as retalhistas têm um papel crucial no fomento desta colaboração, tendo em conta que “estão no centro de uma rede que engloba agricultores e produtores alimentares, bem como especialistas tecnológicos, académicos, startups, PME e operadores logísticos, e mesmo os próprios consumidores, possuindo amplo conhecimento de toda a cadeia de abastecimento”.

“As universidades, os centros de investigação, as grandes e pequenas indústrias, associações do setor alimentar e outros agentes relevantes, têm todos um papel a cumprir para garantir o desenvolvimento eficaz de soluções alimentares inovadoras, fazendo a ponte entre a investigação e a oferta de produtos aos consumidores”, afirma a Sonae no white paper.

O eurodeputado português Carlos Zorrinho aplaudiu a iniciativa. “O timing deste white paper não podia ser mais oportuno”, afirmou. “O contributo de todos os agentes é crucial para tornar o nosso trabalho relevante, e iremos analisar com atenção as recomendações propostas sobre como fomentar um retalho inovador na UE”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.