[weglot_switcher]

Sonae IM vende Maxive Cybersecurity à Thales Group por 120 milhões (com áudio)

Thales Group assina acordo com a Sonae Investment Management para adquirir a Maxive Cybersecurity, a holding que agrega duas das principais empresas europeias de cibersegurança MSSP: a S21sec e a Excellium.
17 Maio 2022, 08h43

O Thales Group assinou um acordo com a Sonae Investment Management para adquirir a Maxive Cybersecurity, holding criada em 2020 que agrega duas das principais empresas europeias de cibersegurança MSSP, a S21sec e a Excellium. A aquisição planeada, que deverá rondar os 120 milhões de euros – com um ganho da ordem dos 63 milhões – “é um importante passo para a S21sec no mercado altamente dinâmico dos serviços de consultoria e gestão de cibersegurança, que prevê um crescimento de aproximadamente 10% entre 2020 e 2025”, revela o grupo adquirente em comunicado.

As atividades de cibersegurança da Thales representam mil milhões de euros em vendas anuais. O grupo está envolvido a todos os níveis da cadeia de ciber valor, oferecendo soluções que vão desde a avaliação de riscos à proteção de infraestruturas críticas, apoiadas por capacidades abrangentes de deteção e resposta a ameaças. O grupo desenvolveu três famílias de produtos e serviços chave: a plataforma Cybels, uma plataforma completa de serviços de cibersegurança, incluindo avaliação de risco, formação e simulação, e deteção e resposta a ciberataques; produtos soberanos, incluindo encriptadores e sensores para proteger sistemas de informação críticos e a gama de produtos CypherTrust para satisfazer os requisitos de proteção de dados, segurança na cloud e controlo de acesso.

A Thales conta com dez mil programadores de software e cinco mil engenheiros de IT e cibersegurança, em 60 países. Em 2022, a Thales planeia contratar onze mil pessoas em todo o mundo, incluindo mil em cibersegurança.

A aquisição da Maxive Cybersecurity “irá expandir a presença europeia da S21sec e a liderança do mercado de cibersegurança. Esta operação representa uma oportunidade para a S21sec continuar a sua história de inovação e liderança em cibersegurança dentro de uma organização global totalmente dedicada à inovação digital e tecnológica, conectividade, big data, cibersegurança de inteligência artificial, tecnologia quântica e defesa”.

Para a Sonae Investment Management, esta operação representa “um sucesso importante na estratégia de construção da MSSP que foi iniciada em 2014 com a aquisição da S21sec”. “Como acionista maioritário da empresa, ajudámos a S21sec a atingir mais do triplo das suas receitas anuais, com base na sua história de inovação e especialização, ajudando-a a tornar-se numa das empresas líderes de MSSP na Europa”, afirma Carlos Alberto Silva, Managing Partner da Sonae Investment Management, citado pelo comunicado.

Os 546 profissionais da Maxive Cybersecurity localizados em Espanha, Portugal, Luxemburgo e Bélgica serão integrados nos mais de dois mil colaboradores da área de cibersegurança da Thales, gerando conjuntamente receitas estimadas superiores a 1,9 mil milhões de euros e cobrindo mais de 60 países.

A operação deverá ficar concluída na segunda metade de 2022 e está sujeita às habituais aprovações regulamentares.

A Sonae IM é a área de investimento tecnológico da multinacional Grupo Sonae. Com 50 investimentos diretos, engloba participações em empresas à escala global, desde as fases iniciais até ao crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, infraestruturas digitais e tecnologia de retalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.