[weglot_switcher]

Sonae integra índice mundial sobre igualdade de género

Bloomberg Gender-Equality Index passa a incluir a Sonae, reconhecendo, refere o grupo nortenho, a transparência e as boas práticas em matéria de igualdade de género.
  • Cláudia Azevedo, 48. Presidente-executiva (a partir de 2019) da Sonae.
26 Janeiro 2022, 12h07

A Sonae foi selecionada para integrar o índice global Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), que engloba 418 empresas cotadas de 45 países e regiões, “que se distinguem pela transparência e boas práticas na promoção da igualdade de género”.

Em comunicado, a Sonae revela que “alcançou uma pontuação global de 78%, um valor acima da média de 71% entre as empresas selecionadas para integrar o índice. O grupo distinguiu-se em particular nas categorias ‘liderança feminina e pipeline de talento’, ‘igualdade salarial e paridade de remuneração entre géneros’ e pelo trabalho desenvolvido ao nível da ‘cultura inclusiva’.

João Gunther Amaral, membro da comissão executiva da Sonae, afirma, citado pelo comunicado, que “na Sonae, a igualdade de género traduz-se num equilíbrio de direitos, liberdades e oportunidades. Assumimos em 2019 o compromisso de 39% das posições de liderança serem ocupadas por mulheres até 2023.

Citado pelo mesmo comunicado, Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg, afirma que “estamos orgulhosos por reconhecer a Sonae e as outras 417 empresas incluídas no GEI 2022 pelo seu compromisso com a  transparência e o estabelecimento de um novo padrão em relatórios de dados  relacionados com a igualdade de género”.

O Bloomberg Gender-Equality Index 2022 avalia cinco pilares: liderança feminina e pipeline de talento, igualdade salarial e paridade de remuneração entre género, cultura  inclusiva, políticas contra o assédio sexual e marca pró-mulher. Apenas as empresas que atinjam um valor de referência na avaliação ao desempenho, reporte e implementação das melhores práticas e políticas em prol da igualdade de género são incluídas no índice final.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.