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Sonae MC faturou 5.362 milhões de euros em 2021, uma subida de 6,3% face ao ano precedente

Segundo os dados preliminares da empresa de ditribuição do grupo Sonae, este volume de negócios representou uma subida de 6,3% e um incremento de base comparável de 3,4% face a 2020.
  • 18 – Continente
25 Janeiro 2022, 18h59

A Sonae MC encerrou o exercício passado com um volume de faturação consolidada na ordem dos 5.362 milhões de euros, de acordo com os resultados preliminares enviados pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CMVM), esta terça-feira.

Este volume de negócios representou uma subida de 6,3% e um incremento de base comparável de 3,4% face a 2020, assegura a empresa de distribuição do grupo Sonae.

“Após mais um ano marcado pelos constrangimentos relacionados com a pandemia de Covid-19, a Sonae MC conseguiu reforçar a sua posição de liderança com um sólido desempenho de vendas e aumento de quota de mercado, uma evolução assente numa forte relação com os consumidores portugueses durante estes tempos desafiantes”, assinala um comunicado da Sonae MC.

Os responsáveis da Sonae MC sublinham que este desempenho foi “obtido em cima do crescimento de 2020 e sustentado em todos os segmentos de negócio”.

“A empresa continuou os seus esforços de expansão, quer da sua rede de lojas físicas, com a abertura de 64 lojas próprias (mais 25 mil metros quadrados), quer da sua presença digital, com um crescimento de vendas de aproximadamente 30%, que reforçou a sua liderança no canal ‘e-commerce'”, reforça o referido comunicado.

Luís Moutinho, CEO da empresa de grande distribuição, considera que  “o desempenho de vendas da Sonae MC em 2021 é um motivo de grande orgulho para nós: após um ano de 2020 sem precedentes, a empresa continuou a avançar com tenacidade, agilidade e competência, atingindo taxas de crescimento notáveis, tanto em termos totais como na base comparável de lojas, num contexto altamente incerto e desafiante”.

“Estes resultados são ainda mais relevantes, pois ultrapassámos o crescimento do mercado, o que nos permitiu reforçar a nossa liderança, e refletem o impacto conjugado de uma estratégia ambiciosa, um firme compromisso das nossas equipas, um foco inegociável no consumidor, e a capacidade de ajustarmos as nossas propostas de valor quando as condições assim o exigiram”, defende este responsável, acrescentando que “2022 irá trazer desafios diferentes: estamos confiantes de que estamos numa posição privilegiada para ultrapassar todas as dificuldades e encontrar novas oportunidades para exceder as expectativas dos nossos clientes, mantendo a empresa na sua trajetória de sólido crescimento, com uma ambição reforçada e um forte sentido de propósito”.

Segundo os responsáveis da Sonae MC, “em 2021, os volumes do mercado de retalho alimentar em Portugal continuaram a aumentar, num
contexto de recuperação económica e gradual normalização do consumo, apesar de ainda marcado pela incerteza e pelas restrições associadas à pandemia”.

“No total do ano, a Sonae MC registou um crescimento significativo, superior à tendência do mercado, reforçando a sua posição de liderança. O volume de negócios atingiu 5.362 milhões de euros, um aumento de 6,3% face ao período homólogo e de 3,4% face ao universo comparável de lojas, num contexto de inflação alimentar reduzida (inferior a 1%), apesar da tendência crescente no final do ano. O desempenho no 4º trimestre confirmou e reforçou o crescimento observado nos meses anteriores, capitalizando nas fortes vendas durante a época festiva”, revela o referido comunicado.

Para os responsáveis da empresas, “a Sonae MC cresceu em cada formato de base alimentar, sobre um robusto ano de 2020, e apesar da recuperação do canal HORECA [Hotelaria, Restauração, Cafetaria]: os hipermercados e supermercados cresceram quer no universo comparável de lojas (2,6% e 2,4%), quer na base total (2,4% e 5,9%)”.

“Relativamente aos novos negócios de crescimento, a normalização dos hábitos dos consumidores e os esforços de expansão conduziram a um crescimento de 16,5% (13,6% na base comparável de lojas), ‘versus’ um ano anterior muito desafiante. As vendas ‘online’ aumentaram cerca de 30%, em cima do crescimento obtido em 2020”, anuncia o comunicado em questão, adiantando que “o ajuste permanente da proposta de valor em face de alterações de circunstâncias foi essencial para suportar este desempenho: para além das melhorias contínuas implementadas nas lojas (em termos de gama, processos e serviço), outras opções-chave, como o lançamento das novas plataformas ‘online’ do Continente e da Wells, a expansão do centro de distribuição da Azambuja (que permite melhorias no produto e qualidade de serviço), a abertura da primeira loja sem caixas por um retalhista alimentar europeu, e o desenvolvimento do novo conceito de loja na área de beleza em Portugal, foram algumas das iniciativas notáveis realizadas em 2021”.

O citado comunicado avança que “a Sonae MC continuou a investir na sua rede de lojas, procurando fortalecer a sua proximidade com os
clientes, a eficácia na resposta às diferentes missões de compra, assim como a experiência global de compra”.

“Em 2021, a empresa abriu 64 lojas próprias (das quais 12 lojas de proximidade Continente Bom Dia), adicionando 25 mil metros quadrados de área de venda. No final do ano, o parque de lojas da empresa era composto por 1.343 unidades (incluindo franquias), com uma área total de 911 mil metros quadrados, um ativo distintivo no panorama concorrencial português”, conclui o comunicado da Sonae MC.

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