[weglot_switcher]

Sondagem Aximage-Jornal Económico foi a mais próxima dos resultados das legislativas

Intercampus obteve os melhores resultados entre as sondagens à boca das urnas reveladas pelas televisões no início da noite eleitoral.
8 Outubro 2019, 07h46

A sondagem da Aximage que o Jornal Económico publicou na sua edição impressa de sexta-feira, dois dias antes das eleições legislativas, foi a que mais se aproximou dos resultados que os principais partidos obtiveram nas urnas entre o conjunto das pré-eleitorais. O erro médio foi de 0,58 pontos, melhor do que os 0,60 pontos da Pitagórica (para o “Jornal de Notícias”, TSF e TVI), do que os 0,61 pontos da sondagem ICS/ISCTE/GFK para a SIC e para o “Expresso” e dos 0,71 do CESOP Católica para a RTP e “Público”.

Maior foi o erro médio da Eurosondagem para o “Sol” (1,23 pontos) e, sobretudo, da Intercampus, para o “Correio da Manhã”, CMTV e “Jornal de Negócios”, que chegou aos 1,77 pontos de desvio médio por cada partido.

A Aximage, que utilizou pela primeira vez em Portugal um método misto de entrevistas online e entrevistas telefónicas, apontava para 36,5% para o PS (apenas menos 0,15 pontos percentuais do que a votação no território nacional, sendo a sondagem que mais se aproximou do resultado do vencedor das legislativas), 26,8% para o PSD (menos 0,9 pontos), 10,7% para o Bloco de Esquerda (mais 1,13 pontos percentuais), 6,6% para a CDU (menos 0,24 pontos percentuais do que o resultado), 4,9% para o CDS-PP (mais 0,65 pontos) e 3,8% para o PAN (mais 0,52 pontos), acertando completamente nos 1,30% do Chega e ficando muito perto das votações no Iniciativa Liberal (menos 0,19 pontos) e Livre (mais 0,21 pontos).

No que toca às sondagens à boca das urnas realizadas no dia das eleições, foi a da Intercampus (CMTV) a revelar-se a mais acertada, com um desvio de 1,4 pontos (no caso do PSD e do CDS avançou os resultados exatos), superando os 3,8 pontos da Pitagórica (TVI), os 5,6 pontos do ICS-ISCTE-GFK (SIC) e os 6,2 pontos do CESOP Católica (RTP).

Nestas sondagens, em que a Aximage não esteve presente, a Pitagórica utilizou pela primeira vez tablets para recolha de informação e envio em tempo real, facilitando a recolha de mais dados do que com o método tradicional de voto simulado em urna.

Notícia corrigida nos valores do acerto das sondagens à boca das urnas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.