[weglot_switcher]

Sondagem Aximage: Mais de metade apontam Benfica como vencedor da Liga NOS

Só os adeptos do FC Porto continuam a acreditar noutro desfecho do campeonato nacional de futebol que não seja a revalidação do título pelo Benfica. Favoritismo das ‘águias’ aumentou quase 11 pontos percentuais desde o arranque da temporada.
  • JOSE SENA GOULAO / LUSA
25 Novembro 2019, 07h46

Seis em cada dez portugueses pensam que o Benfica voltará a ser campeão nacional de futebol nesta temporada, terminando a Liga NOS na primeira posição. Essa é a opinião de 59,2% dos inquiridos pela Aximage numa sondagem realizada para o Jornal Económico, entre os dias 8 e 11 de novembro, altura em que teve início uma pausa nas competições nacionais que só terminará no próximo fim-de-semana no que diz respeito à Liga NOS.

O favoritismo atribuído ao Benfica após a 11.ª jornada da Liga NOS, quando ocupa a primeira posição, com dois pontos de vantagem em relação ao FC Porto, quatro pontos em relação ao Famalicão e dez pontos em relação ao Sporting, que é o atual quarto classificado, mostra que o primeiro terço do campeonato nacional de futebol reforçou as opiniões dos portugueses no arranque da época. No mês de julho eram 48,3% os inquiridos pela Aximage que apontavam os encarnados como favoritos à conquista do título nacional.

Tal como nessa altura, é o FC Porto que ocupa a segunda posição entre os favoritos na Liga NOS. Mas a diferença é que o apoio aos dragões já foi superior, cifrando-se agora em 16,5% dos inquiridos, contra 21,4% em julho.

Mas realmente catastrófica é a avaliação que os portugueses fazem às possibilidades de o Sporting voltar a ser campeão nacional de futebol no fim desta época, o que interromperia um “jejum” iniciado na temporada de 2001/2002: apenas 2,5% dos inquiridos acreditam em tal cenário, bem menos do que os já escassos 10,1% que apostavam nisso em julho. Também deixou de haver pessoas a perspetivar que outra equipa além dos “grandes” ficará em primeiro – algo que não sucede desde 2000/2001, quando o Boavista conquistou o campeonato -, quando em julho era essa a convicção de 2% dos inquiridos. E o número de portugueses sem opinião sobe de 18,1% para 21,8%.

“Leões” acreditam nas “águias”

Para o domínio absoluto do Benfica nos prognósticos quanto ao próximo campeão de futebol contribuem os adeptos do Sporting, pois 54,9% dos “leões” indicam o clube rival lisboeta como o vencedor desta edição da Liga NOS, enquanto 11,7% apontam para o FC Porto e apenas 6,6% mantêm esperança no triunfo da sua própria equipa.

Já a maioria dos adeptos do FC Porto continua a acreditar que a sua equipa festejará o título em maio de 2020. São 53,5% os “dragões” que apontam para esse cenário, enquanto 35,1% atribuem favoritismo ao Benfica e apenas 1% indicam o Sporting.

Quase unânime é a crença dos adeptos das “águias” nos jogadores e treinadores da sua equipa de futebol: 89,6% esperam que o Benfica vença a Liga NOS, contra 5,1% que indicam o FC Porto e 0,5% crentes no Sporting.

FICHA TÉCNICA

Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal.

Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região (NUTSII), a partir do universo conhecido, reequilibrada por género (2) e escolaridade (2). A amostra teve 639 entrevistas efetivas: 313 entrevistas CAWI e 326 entrevistas CATI; 163 entre os 18 e os 34 anos, 185 entre os 35 e os 49 anos, 150 entre os 50 e os 64 anos e 141 para os 65 e mais anos; Norte 197, Sul e Ilhas 99; Área Metropolitana de Lisboa 201; Centro 142.

Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para os indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado, ao sub-universo utilizado pela AXIMAGE nos seus estudos políticos, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 65 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 8 e 11 de novembro de 2019.

Erro probabilístico: O processo amostral, não sendo aleatório, implica a não indicação do erro probabilístico. Contudo, para efeitos de comparação, para uma amostra probabilística com 639 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,019 (ou seja, uma “margem de erro” – a 95% – de 3,90%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de João Queiroz.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.