[weglot_switcher]

Sondagem mostra Boris Johnson como o melhor amigo dos independentistas escoceses

Textos antigos do candidato a líder dos conservadores britânicos podem ter um profundo efeito nas fronteiras do Reino Unido quando chegar a primeiro-ministro.
24 Junho 2019, 07h15

Uma sondagem realizada entre os eleitores escoceses indica a vitória do “sim” num segundo referendo à independência da Escócia se o candidato a líder do Partido Conservador Boris Johnson for o próximo primeiro-ministro britânico. Segundo o estudo da Panelbase divulgado neste domingo, 53% dos escoceses votariam a favor da saída do Reino Unido, contra apenas 47% que prefeririam manter a ligação a Londres.

Este resultado contrasta com o da outra pergunta da mesma sondagem, na qual foi perguntado aos escoceses como votariam sem ter em conta a presença de Boris Johnson como primeiro-ministro. Nesse caso o “não” obteria 51%, contra 49% de intenções de voto no “sim”. Mas mesmo nesse cenário houve uma aproximação dos independentistas, pois a última sondagem da Pannelbase apontava para uma desvantagem de quatro pontos percentuais (52-48%).

Aquilo que faz de Boris Johnson o melhor amigo dos adeptos da independência, nomeadamente do Partido Nacional Escocês (SNP), da primeira-ministra Nicola Sturgeon, será mais do que a posição do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros em relação ao Brexit. A “Business Insider” recordou alguns textos que Johnson escreveu enquanto editor da revista “Spectator”, incluindo um poema humorístico no qual advogava o “extermínio” do povo escocês e uma coluna de opinião a defender que cidadãos escoceses deveriam ser impedidos de serem primeiros-ministros do Reino Unido.

O artigo da “Business Insider” foi mencionado na Casa dos Comuns na semana passada pelo líder da bancada parlamentar do SNP, Ian Blackford, meses depois de a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, ter anunciado que pretende organizar um segundo referendo à independência da Escócia até 2021.

O primeiro referendo foi realizado em 2014, com a vitória do “não” por 55,3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.