Sondagem: PS reforça liderança, BE e PCP descem

Partido Socialista sobe de novo nas intenções de voto e distancia-se do PSD, que volta a perder pontos, segundo dados da Eurosondagem.

Rafael Marchante/Reuters

O partido liderado por António Costa voltou a somar intenções de voto e reforça a liderança registada no mês anterior, segundo um estudo de opinião feito pela Eurosondagem para o Expresso e SIC.

O Partido Socialista regista agora 38% nas intenções de voto, em grande contraste com as intenções de 32,31% na altura das eleições. O CDS e o PAN seguem a tendência do PS, e conseguem 0,2% e 0,5% das intenções de voto.

Por outro lado, o PSD perde 0,4 pontos e recolhe agora 30% das intenções. Também os partidos que suportam a continuidade parlamentar do Governo caem na sondagem. O BE recua 0,6% para 9,1%, a par do PCP, que cai 0,5% para 7,7%.

Apesar dos resultados, o PS teria de se coligar com pelo menos um partido à esqueda para alcançar maioria absoluta. Se o PSD e o CDS se candidatassem agora em coligação, conseguiriam 36,8% das intenções de voto.

FICHA TÉCNICA

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 7 a 14 de dezembro de 2016. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região: Norte (20,2%) — A.M. do Porto (13,6%); Centro (29,9%) — A.M. de Lisboa (26,4%) e Sul (9,9%), num total de 1016 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1168 tentativas de entrevistas e, destas, 152 (13%) não aceitaram colaborar neste estudo. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma resultou, em termos de sexo: feminino — 51,2%; masculino — 48,8% e no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos — 17,7%; dos 31 aos 59 — 50,7%; com 60 anos ou mais — 31,6%. O erro máximo da amostra é de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Relacionadas

Sondagem: Passos Coelho é cada vez menos popular

António Costa é único líder a consolidar a sua popularidade, embora o Presidente da República lidere a tabela.
Recomendadas

Estado regista excedente de 2.540 milhões de euros até outubro

Apesar do aumento homólogo, o saldo recuou em cerca de 2,7 mil milhões face ao mês anterior devido às medidas para mitigar o impacto da inflação.

Ex-ministro das Finanças do Luxemburgo vai liderar fundo de resgate da zona euro

Num comunicado hoje divulgado, o fundo de resgate do euro indica que “o Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade, que junta os 19 ministros das Finanças da moeda única, nomeou hoje o ex-ministro das finanças luxemburguês Pierre Gramegna para o cargo de diretor-executivo”, que ocupa a partir de 1 de dezembro.

PremiumInspeção tributária com mais informação sobre empresas

Acesso ao Registo do Beneficiário Efetivo será alargado para efeitos de inspeção tributária. Esta foi uma das alterações propostas pelo PS ao OE, a par nomeadamente da isenção do imposto de selo na renegociação do crédito da casa.
Comentários