[weglot_switcher]

“Sou licenciado em engenharia civil”: Sócrates nega Ordem dos Engenheiros

Foi através do Facebook que José Sócrates reagiu ao comunicado da Ordem dos Engenheiros. “Isto é absolutamente miserável”, reagiu o antigo primeiro-ministro.
  • Hugo Correia/Reuters
20 Outubro 2017, 18h03

“Isto é absolutamente miserável, e o que é. Sou licenciado em engenharia civil. Nunca me inscrevi na ordem porque desde 1987 deixei de exercer funções profissionais na área de engenharia”. Foi assim, através de uma publicação no Facebook, que José Sócrates reagiu ao comunicado da Ordem dos Engenheiros, onde esta Ordem afirmou que o antigo primeiro-ministro não é engenheiro.

Esclarecimento foi remetido esta sexta-feira pela Ordem dos Engenheiros para os seus associados e revela, de forma taxativa, que José Sócrates não é engenheiro, pode ler-se na edição online do jornal Pública.

Desta forma, a Ordem informa ainda que vai alertar a Assembleia da República para aquilo que esclarece ser “a desconformidade existente na referência biográfica patente no seu Portal”.

A Ordem dos Engenheiros informa também que foi obrigada a fornecer este esclarecimento “face ao inusitado número de interpelações e pedidos de informação que ultimamente têm sido dirigidos” à Ordem “por parte dos seus membros e cidadãos.

“Nos termos da alínea b), do nº 2, do Art. 4º, do Estatuto da Ordem dos Engenheiros (lei 123/2015, de 2 de Setembro), cabe a esta associação profissional atribuir, em exclusivo, o título profissional de Engenheiro. O ex primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros”, diz o comunicado que pode ler-se no Público.

Na mesma comunicação, a Ordem diz não ter qualquer conhecimento de “que o cidadão em causa tenha alguma vez utilizado indevidamente o título profissional de Engenheiro, em violação do nº 4 do Art.º 7º dos referidos Estatutos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.