[weglot_switcher]

SpaceX é opção para substituir satélites russos na Agência Espacial Europeia

O Ocidente perdeu o acesso aos satélites russos Soyuz, devido à guerra na Ucrânia. Agora, a SpaceX é vista como uma potencial solução temporária, mas a Índia e o Japão também são hipóteses.
12 Agosto 2022, 12h17

A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla inglesa) iniciou conversações com a SpaceX, de Elon Musk, na procura de encontrar um substituto para os seus lançadores. Isto porque, devido à guerra na Ucrânia, o Ocidente perdeu o acesso aos satélites russos Soyuz, informa a “Reuters” esta sexta-feira, 12 de agosto.

A companhia norte-americana surge como forte candidata a preencher a vaga, mas a Índia e o Japão também estão na corrida, fez saber a própria ESA.

“Diria que há duas opções e meia que estamos a debater. Uma é a SpaceX, isso é claro. Outra é possivelmente o Japão”, afirmou a Reuters o Diretor Geral da ESA, Josef Aschbacher, que acrescentou que “outra opção é a Índia”, lembrando que, para já, todas as conversações são meramente exploratórias e qualquer solução encontrada será temporária.

“Estamos à procura de compatibilidade técnica, mas ainda não pedimos uma oferta comercial. Queremos ter a certeza de que seria uma opção, de forma a tomarmos a decisão”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.