Sporting CP na “Champions”. Garra de ‘leão’ precisa-se frente a ingleses, franceses e alemães

Além do vencedor da Liga Europa na época passada (triunfo que lhe permitiu o passaporte para esta edição da Liga dos Campeões), o segundo classificado da liga portuguesa na época passada irá ainda defrontar os ingleses do Tottenham e os franceses do Marselha.

Depois do triunfo do SL Benfica na primeira jornada da ‘Champions’, o Sporting é a segunda equipa portuguesa a entrar em campo na jornada inicial da Liga dos Campeões, numa partida que se irá disputar esta quarta-feira no Deutsche Bank Park frente aos alemães do Eintracht de Frankfurt a partir das 17h45.

Além do vencedor da Liga Europa na época passada (triunfo que lhe permitiu o passaporte para esta edição da Liga dos Campeões), o segundo classificado da liga portuguesa na época passada irá ainda defrontar os ingleses do Tottenham e os franceses do Marselha.

Para já, e na primeira partida deste grupo D, os ‘leões’ defrontam a equipa cujo valor de mercado é mais próximo do Sporting CP. De acordo com o site “Transfermarkt”, os alemães apresentam uma avaliação de 225,05 milhões de euros; um valor que não difere muito da atual avaliação de mercado do vice-campeão nacional da época passada (a mais baixa deste grupo): 219,30 milhões de euros.

Neste grupo D, e também de acordo com o “Transfermarkt”, o Marselha (vice-campeão francês na época passada) está avaliado em 256,85 milhões de euros e o Tottenham é, de longe, a plantel mais valioso deste grupo: 657,30 milhões de euros. De resto, a avaliação global dos plantéis de Sporting CP, Eintracht de Frankfurt e Marselha supera em apenas 43,9 milhões de euros o valor de mercado do Tottenham.

O Sporting CP entra nesta fase de grupos com o objetivo de contrariar o natural favoritismo das duas formações mais fortes deste grupo: Tottenham (quarto classificado da Premier League na época passada) e Marselha (única equipa de grupo que já ganhou uma Liga dos Campeões). Cada vitória nesta fase irá permitir o encaixe de 2,8 milhões de euros e o empate garante às equipas um prémio de 930 mil euros. Já a qualificação para os oitavos terá uma recompensa de 9,6 milhões de euros.

Os ‘leões’, cujo coeficiente alcançado entre 2012/13 e 2021/22 foi de 83.500 pontos, já arrecadaram 28,147 milhões de euros pela entrada direta na fase principal da principal competição da UEFA. Na temporada anterior, o Sporting CP ganhou 45,01 milhões de euros nesta prova.

Recomendadas

Wolves. A um mês do Mundial, o maior fornecedor da Seleção Nacional está em crise profunda

A pouco mais de um mês para o Mundial, a Seleção portuguesa corre o risco de ter uma boa fatia dos convocados a lutar pela manutenção na Premier League. O Wolves tem alguns dos melhores jogadores portugueses da atualidade, com um forte investimento sobretudo em jogadores da Gestifute. Tema estará em debate na edição desta sexta-feira do programa “Jogo Económico”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 6 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

António Costa e Pedro Sánchez querem um Mundial2030 “para a paz”

“Já demonstrámos capacidade para organizar eventos de primeira linha. Portugal e Espanha estão prontos para receber, juntamente com a Ucrânia, o Mundial de futebol de 2030. Queremos um campeonato para a paz, mostrar o melhor do desporto, mas também os melhores valores da Europa”, escreveu o primeiro-ministro luso na rede social Twiiter, mensagem que também foi publicada pelo presidente do governo espanhol.
Comentários