O SC Braga, em estreita parceria com a Microsoft, aliou-se à Universidade do Minho, à Startup Braga, à Global Sports Innovation Center (GSIC) e à Uría Menéndez – Proença de Carvalho para criar o SCB Innovation Hub.
O projeto foi apresentado esta manhã no Estádio Municipal de Braga, evento no qual marcaram presença João Paulo Correia (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Ricardo Rio (presidente da Câmara de Braga) e o presidente do clube minhoto, António Salvador.
Estiveram ainda presentes vários representantes de todas as partes envolvidas no projeto, assim como da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga de clubes, entre outros.
Com o SCB Innovation Hub, as empresas tecnológicas passam a dispor de ambientes de incubação e desenvolvimento para projetos relacionados com o desporto (as ‘sports tech’). Nomeadamente nas áreas da saúde e performance, modalidades e futebol de formação.
O projeto arrancou hoje com a fase de pré-candidaturas e candidaturas que termina a 30 de abril. Segue-se o designado ‘pitch day’, com as empresas a visitarem as instalações do Sporting de Braga para defesa das propostas apresentadas. A 12 de maio serão anunciadas as candidaturas vencedoras que começam a trabalhar no início do mês seguinte para a época de 2023/24.
O Sporting Clube de Braga encara este centro de inovação como um importante passo no apoio às start-ups próximas da indústria desportiva, pois irá permitir o seu crescimento ao gerar novas possibilidades de negócio. Assim, e de acordo com o clube, será vantajoso para todos os intervenientes no projeto.
Segundo António Salvador, o posicionamento na área da tecnologia “é essencial para que os trabalhos que desenvolvemos sejam cada vez mais competentes e nos conduzam a bons resultados”. O presidente do clube bracarense sublinha ainda a importância do digital que “terá um peso enorme nesta industria, nomeadamente através da inteligência artificial, decisiva para a realização de tarefas e para a otimização de recursos humanos”.
Já Francisco España, diretor-executivo de start-ups e nativos digitais da Microsoft Portugal, mostrou o orgulho pelo papel de parceiro com o Sporting de Braga por considerar que se trata de um “player de referência e com o qual podemos fazer coisas diferenciadoras juntos”.
Também o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, mostrou a sua satisfação ao sublinhar que este é “um projeto de Braga para o mundo e que entra na liga dos campeões do empreendedorismo”.
Por fim, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, elogiou a iniciativa empreendedora do Sporting de Braga, por colocar a tecnologia e a inovação ao serviço da indústria desportiva e com a marca da sustentabilidade bem presente.