[weglot_switcher]

Sporting deixa escapar vantagem de três golos

A cerca de 15 minutos do fim, equipa de Jesus ganhava em Guimarães por 3-0, mas permitiu o empate. Entretanto, o FC Porto goleou o Nacional na Madeira por 4-0 com hat-trick de Diogo Jota.
  • Susana Vera/Reuters
1 Outubro 2016, 20h19

O Sporting cedeu igualdade (3-3) na visita ao Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 7ª jornada da Liga NOS no qual chegou a dispor de vantagem de 3-0.

De início, os lisboetas mostraram-se complicativos, errando passes e parecendo desorientados face a um Vitória de Guimarães que procurava rápidas infiltrações de Marega, Soares ou Hernâni.

Marega chegou a dispor de ocasião para marcar (12 m), mas, a partir daqui, o Sporting assumiu o comando do encontro e adiantou-se aos 29 minutos, numa excelente iniciativa de Gelson que ofereceu o golo ao sérvio Markovic.

Mantendo o domínio, a equipa de Alvalade perdeu Adrien por lesão (entrou Elias aos 37 minutos), mas, ainda assim, voltaria a marcar quatro minutos antes do intervalo, num canto de Bryan Ruiz em que o central Coates foi mais lesto, desviando para o segundo golo.

Na segunda parte, Pedro Martins trocou Hurtado por Bernard, mas os visitantes continuaram a exercer supremacia nos primeiros minutos. Porém, já depois de Prince dar lugar a João Aurélio, o Vitória começou a acercar-se mais vezes da baliza de Rui Patrício e, aos 63 minutos, Artur Soares Dias equivocou-se ao não assinalar grande penalidade por derrube de Rúben Semedo a Marega dentro da área.

Apesar da reação minhota, o Sporting parecia ter o desafio dominado e essa imagem saiu reforçada aos 71 minutos quando Elias obteve o 3-0, num lance em que Douglas desviou a bola para a sua baliza ao tentar a defesa.

A seguir começou o descalabro sportinguista com um penalty de William Carvalho sobre Hernâni, aproveitando Marega para reduzir aos 74 minutos e bisar no minuto imediato, após cruzamento de João Aurélio.

Jesus agiu, tirou Markovic para colocar Bruno César, mas os erros iriam manter-se, o técnico dos vimaranenses substituiu Hernâni por Raphinha (82 m) e, aos 89 minutos, depois de livre na direita, Soares empurrou Schelotto na área, não foi assinalada a respetiva falta e o minhoto cabeceou para o empate final.

Na Madeira, o FC Porto não teve dificuldades para golear o Nacional por 4-0 com três golos de Diogo Jota na estreia a titular (11, 38 e 44 m) e outro golo apontado pelo avançado André Silva (58 m).

Outros resultados: Rio Ave-Estoril, 1-2; Chaves-Belenenses, 3-1 e Tondela-P. Ferreira, 2-1.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.