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Standvirtual registou aumento de tráfego de 14% em 2020

“Portugal regista a segunda maior queda (-33,9%) da União Europeia face a 2019 neste setor, mas a compra através da internet ganha cada vez mais predominância, destaca um comunicado do portal especializado em automóveis e respetivos componentes.
8 Janeiro 2021, 19h44

O ‘site’ especializado na comercialização de automóveis e respetivos componentes registou um aumento de 14% no tráfego ao longo do ano passado, apesar da quebra registada neste mercado, de acordo com as conclusões do barómetro realizado em parceria com a ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal, divulgadas ontem, dia 7 de janeiro.

“Portugal regista a segunda maior queda (-33,9%) da União Europeia face a 2019 neste setor, mas a compra através da internet ganha cada vez mais predominância”, destaca um comunicado do Standvirtual.

A nível europeu, Portugal apenas fica atrás da Croácia no que respeita à quebra registada (-33,9%).

Entre as principais conclusões desta barómetro, assinale-se que os distritos que mais se destacaram em termos de visitas ao Standvirtual em relação a 2019 foram Leiria (+30%), Portalegre (+28%) e Coimbra (+20%).

As faixas etárias que mais se destacaram este ano são a que se situa entre os 18 – 24 anos (+103%) e a dos +65 anos (96%).

As mulheres começam a ganhar cada vez mais destaque entre os utilizadores da plataforma ao registarem um crescimento de 33% em 2020.

O preço médio por viatura manteve-se estável ao longo do ano – 18.300 euros nos vendedores profissionais e 16.500 euros nos vendedores particulares – devido, sobretudo, à escassez de viaturas mais baratas disponíveis no mercado.

Por seu turno, o registo de carros usados caiu cerca de 11% desde o início do ano e 9% na comparação entre dezembro de 2020 e o período homólogo.

“Os números apresentados este ano são os piores desde 2014 e contribuem bastante para que a média de quebra registada na União Europeia se tenha fixado nos 25%”, avança o mesmo comunicado.

A mesma nota adianta que o Standvirtual realizou, ao fim da tarde de ontem, um ‘webinar’ que contou com o contributo de algumas figuras destacáveis do setor, tais como Nuno Castel-Branco (diretor geral do Standvirtual), Hélder Pedro (secretário geral da ACAP), Pinho da Costa (administrador da Sociedade Comercial C. Santos), António Coutinho (presidente do Grupo MCoutinho) ou Artur Passos (administrador da Salvador Caetano), “e teve como principal objetivo divulgar os números, fazer um balanço de 2020 e perspetivar a evolução do mercado no ano que agora se inicia”.

“O Standvirtual (…) indicou que irá investir, sobretudo, na melhoria da interação entre os diferentes ‘players’ do mercado, comerciantes e consumidores, dando seguimento à estratégia desenvolvida ao longo de 2020 e que passaram pela criação de conteúdos informativos válidos para o cliente final, tais como os ‘webinars’ ou vídeos explicativos sobre a adaptação do setor ao novo contexto pandémico; a criação de um selo sanitário em parceria com a ACAP; ou a digitalização de feiras automóveis com o intuito de estimular o sector mantendo o respeito pelas regras impostas”, revela o comunicado em questão.

Em relação a 2021, o Standvirtual adiantou que as principais  novidades passarão pela “criação de um sistema de avaliação/’reviews’ de ‘stands’, alimentado pelo cliente final e pela melhoria da qualidade dos ‘leads’ através da disponibilização de informações fundamentais para que o comerciante possa direcionar melhor a venda (intervalo de preços que o comprador está disposto a pagar, marcas preferidas, etc)”.

O Standvirtual, pertencente ao Grupo OLX, reclama ser o portal nº 1 em carros e líder em Portugal.

Criado em 2004, disponibiliza uma oferta de viaturas ligeiras, comerciais, autocaravanas, motos, barcos e peças.

O Standvirtual conta com cerca de dois milhões de visitas mensais e mais de 60 mil anúncios ativos

O OLX Group Portugal foi fundado em 2007 e é especialista no desenvolvimento de plataformas ‘online’ locais de fácil utilização para compra e venda de produtos e serviços na Internet.

A empresa é detentora dos portais Standvirtual,  Imovirtual  e OLX.

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