[weglot_switcher]

Startup Lisboa vai incubar 32 novas startups

A incubadora da capital tem o objetivo de duplicar o número de novas startups apoiadas este ano e esta quarta-feira foi dada a garantia de que o número está “muito perto de ser atingido, e prevê-se que seja ultrapassado já no próximo trimestre”.
24 Maio 2023, 13h15

A incubadora da capital portuguesa, Startup Lisboa, está a dar as boas-vindas a mais 32 startups para o seu programa de incubação que todos os anos reúne cerca de 140 projetos. Das três dezenas de novas empresas que se juntam a mais um “Rocket”, mais de metade são internacionais (54%) e tem investimento levantado (68%).

A Startup Lisboa tem o objetivo de duplicar o número de novas startups apoiadas este ano e esta quarta-feira foi dada a garantia de que o número está “muito perto de ser atingido, e prevê-se que seja ultrapassado já no próximo trimestre”.

Esta edição do programa Rocket, a quarta, foi patrocinada pela OVH Cloud, empresa especializada em alojamento web, área. Inicialmente, são dez semanas para acelerar os conhecimentos dos fundadores sobre temas relevantes para uma startup. Depois, o período mínimo de incubação é de um ano, embora a média de incubação esteja nos dois anos e meio.

“Historicamente, a Startup Lisboa tem apoiado, por ano, cerca de 40 novas startups. Este ano, fizemos reforçámos a nossa capacidade de apoio e definimos o objetivo de suportar mais de 80 novos projetos em fase inicial. Com este batch estamos a apoiar um total de 175 startups incubadas”, explica o diretor executivo da Startup Lisboa e da Fábrica dos Unicórnios (Unicorn Factory Lisboa).

“Este crescimento deriva do nosso foco em expandir o ecossistema e o número de futuras empresas de sucesso, aproveitando também o forte interesse de founders [fundadores] internacionais por Portugal”, defende Gil Azevedo. “Além do objetivo de expandir a nossa capacidade de apoiar novos projetos, ambicionamos também ver crescer a diversidade dos empreendedores, fundamental para o ecossistema”, afirma.

O grupo de 32 recém-chegados é composto por startups tecnológicas de várias indústrias, como por exemplo Web3 (blockchain), ‘DeepTech’, tecnologia para Recursos Humanos e Marketing, gaming (jogo), sendo que metade das startups usam Inteligência Artificial como core do seu negócio e 18% foram criadas por empreendedoras.

São elas: 30 Birds, Apogee Gaming, Babell.Ai, BettrAds, Bighub, Binedge.ai, Bubbaleads, CanApply, CO2offset, Cooper Pet Care, Digital Woof, Enpointe, Explor, Fungiball, Gottaspace, Hints, Hollow, Jobrely, Kosmo, Kreo, Livuvo, Localist, Mysticswap, Neobiz Creative Games Studio, NewTowner, Orbitas, R3chain, VirtuaCrop, Wavi, WeTransact, Wonk e Xpertify.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.