[weglot_switcher]

Startup Follow Inspiration cria robô para hospitais que destrói o SARS-CoV-2 com raios ultravioleta

Para já, este equipamento está em testes no Hospital de Santo António, em Lisboa. Com uma autonomia entre quatro e seis horas, esta unidade autónoma é controlada por um «software central» que permite gerir frotas ou robô individuais.
26 Fevereiro 2021, 20h15

A Follow Inspiration criou um novo robot que pode ser usado em hospitais, escolas, aeroportos ou espaços comerciais para travar as infeções por SARS-CoV-2.

O robô desta startup portuguesa, que está “incubada” no CEiiA, «combina tecnologia UV com purificador de ar e navegação autónoma, sem qualquer infraestrutura adicional», explicam os responsáveis pelo projeto.

Para fazer esta navegação autónoma, em «rotas pré-definidas», o robô tem sensores que permitem evitar pessoas e obstáculos, sendo que a luz UV-C apenas é ligada quando não há ninguém na mesma zona – segundo a Follow Inspiration, a eficácia de desinfeção é de «99,9 por cento».

Com uma autonomia entre quatro e seis horas, esta unidade autónoma é controlada por um «software central» que permite gerir frotas ou robô individuais. Para já, este equipamento está em testes no Hospital de Santo António, no Porto.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.